Estar acima do peso é algo que causa bastante incômodo, tanto em situações do dia a dia como também (e principalmente) com relação a nossa autoestima, não há como querer se convencer de que “o importante é se sentir bem”, afinal você sabe que não se sente realmente bem estando fora do peso. Sabendo disso começamos a buscar informações sobre como emagrecer, mas infelizmente muitas pessoas ficam adiando o início da dieta em si.

Neste artigo verá porque é tão importante não adiar o início da dieta, entenderá que quanto mais tempo demora para começar a cuidar de sua saúde certamente mais difícil será realmente ter sucesso, isso sem contar que a obesidade traz diversos problemas para a saúde e caso passe muito tempo assim talvez emagreça mas ainda tenha que lidar com um problema desses a longo prazo, portanto emagreça agora.

Outro problema também bastante frequente é começarmos a dieta e acabarmos a deixando “para retomar na segunda-feira”, com isso vamos adiando até o ponto em que simplesmente lá se foi mais uma oportunidade de emagrecer. Quando começar sua dieta faça um planejamento detalhado e realista, após isso siga este planejamento rigorosamente para que realmente emagreça com saúde.

A seguir poderá ver 3 fatores importantes que mostram porque não deve demorar para começar sua dieta, mas saiba que estes não são os únicos, são apenas os mais importantes e evidentes, existem muitos outros motivos.


Com Mais Idade é Mais Difícil!

De um modo geral a maior parte das pessoas já sabe disso, porém não sabem exatamente porque com o passar do tempo vai ficando cada vez mais difícil emagrecer, isso na verdade não ocorre por um único fator mas sim um conjunto de fatores que quando somados dificultam bastante o emagrecimento, entre diversos vale citar:

Seu metabolismo estará mais lento: quando vamos envelhecendo nosso metabolismo naturalmente vai se tornando mais lento, portanto a cada ano que passa será mais difícil emagrecer. Este é um dos motivos porque jovens conseguem emagrecer com tanta facilidade, geralmente o metabolismo é mais rápido ou responde prontamente quando estimulado.

Terá menos disposição para se exercitar: ao envelhecermos além de termos menos disposição para atividades físicas (principalmente quando isto não é um hábito) nosso corpo vai perdendo a condição de poder praticar atividades físicas mais intensas, com isto perdemos a possibilidade de acelerar o metabolismo e queimar mais calorias com atividades mais exigentes.

Terá menos vontade de emagrecer: motivação é um fator importante no emagrecimento, com o passar dos anos é natural que já não tenhamos mais tantos motivos que nos façam querer emagrecer. Não espere o médico tentar te motivar, aproveite enquanto apenas o espelho faz isso.

Seu Metabolismo Vai se Habituando a Seu Peso!

Nosso metabolismo é capaz de se adaptar a diversos fatores e se “ajustar” para manter estes fatores como um “padrão” a ser seguido. Isto para diversos fatores desde horários em que dormimos e acordamos, quantidade de atividade física, quantidade de alimentos, etc.

Para fazer a manutenção de sua saúde seu corpo cria uma “memória” da condição que se mantém por determinado tempo, quanto mais tempo mais “forte” será esta memória e consequentemente terá mais trabalho para mudar isso. Um dos fatores que é “gravado” pelo metabolismo é sua constituição corporal, uma vez “gravada” seu metabolismo sempre buscará se regular para manter isso.

Ou seja ao passar muito tempo acima do peso seu corpo passa a “entender” este como seu peso “correto” e fará de tudo para o manter e isso certamente irá dificultar sua dieta. Inclusive este é um dos motivos porque as pessoas sofrem o efeito sanfona, é o metabolismo retornando para o estado anterior à dieta, que geralmente é “entendida” pelo corpo como escassez de alimentos, assim fazendo com que o metabolismo fique lento.

Uma dica especial para contornar este problema é ao invés de fazer uma dieta radical optar pela reeducação alimentar, desta forma irá emagrecer gradualmente e isto fará com que seu corpo tenha tempo para se adaptar a esta nova constituição corporal.


Estar no Peso Ideal é Mais Saudável!

Sabemos que a obesidade pode acarretar diversos problemas de saúde como diabetes e colesterol, isto não acontece de um dia para o outro, na verdade é algo gradual que vai se agravando com o passar dos anos. Quanto mais tempo passar estando acima do peso maiores serão os problemas para sua saúde.

O que é ainda pior é o fato de que dependendo de que problemas surgirem talvez até mesmo depois de emagrecer ainda tenha que lidar com isto o resto da vida, portanto não adie mais a sua dieta, comece hoje mesmo a fazer um bom planejamento para sua dieta e o coloque em prática o quanto antes.

Ao fazer seu planejamento alguns pontos não devem faltar para que realmente consiga emagrecer e permanecer no peso ideal, estes pontos são:

  • Uma dieta restritiva inicial (fase de ataque de alguns dias)
  • Uma dieta equilibrada que possa manter a longo prazo
  • Um programa de desintoxicação (dietas detox ou sucos detox)
  • Atividade física regular