CAPA-Entenda o que é e as principais causas da  microcefaliaCom o número de casos de microcefalia confirmados no Brasil chegando a 1.248 e já atingindo quase todo o país e com a descoberta do zika vírus como um novo agente causador da microcefalia, a doença tem ganhado destaque nos últimos dias em todas as mídias, televisão, jornal, internet, entre outros.

Mas o que é a microcefalia e como porque o zika vírus está relacionado a esse aumento de casos da doença? No artigo de hoje, vamos tirar suas dúvidas sobre esse assunto.

A microcefalia é o resultado e uma condição neurológica, do crescimento fora do normal do cérebro do indivíduo, onde o cérebro não crescer como deveria durante a gestação ou após o nascimento, resultando em um indivíduo com o tamanho da cabeça menor, quando comparada com outras pessoas da mesma idade e sexo.

Ela pode acontecer ainda durante a gestação ou no período da infância.


Não há tratamento para a microcefalia, mas o indivíduo pode conviver com, já que a doença por si não leva a morte. As crianças com diagnóstico de microcefalia, normalmente apresentam problemas de desenvolvimento intelectual, mas que com os tratamentos realizados desde o inicio do diagnóstico, podem afetar pouco a vida da pessoa acometida.

MIOLO-Entenda o que é e as principais causas da  microcefalia

Se a microcefalia não mata, porque há mortes associadas a doença?

Até então, a medicina ocidental tinha como principais causadores da microcefalia o fator genético, com a microcefalia sendo uma consequência da Síndrome Cri du chat, Síndrome de Rubinstein – Taybi, Síndrome de Down,Síndrome de Cornelia de Lange, Síndrome de Smith-Lemli–Opitz, Síndrome de Edwards e a Síndrome de Seckel.

E outros fatores como a malformações do sistema nervoso central da pessoa; O feto ser exposto a drogas, álcool e certos produtos químicos; a diminuição do oxigênio do cérebro do feto, a desnutrição grave na gestação, entre outros.

Porém mesmo com vários causadores, a doença é tida como uma condição neurológica rara e por isso o grande aumento de casos vistos nos últimos dias tem provocado espanto na população nos especialistas.

Foi descoberto um relação do zika vírus como o novo agente causador da doença da microcefalia e responsável pelo surto de microcefalia, relação confirmada pelo Ministério da Saúde no dia 28/11/2015, com base nos resultados de exames feitos em um bebê, nascido no Ceará.

A grande questão é que essa relação do zika vírus como um novo agente causador da doença da microcefalia é inédita no mundo e ainda está em processo de atualização, mas tudo indica que a presença do zika vírus no sangue e tecidos do bebê cause além da microcefalia, má formações e outros fatores que estão evando esses recém-nascidos a morte.