CAPA-O que é cloreto de magnésio e quais os benefícios  no seu usoO cloreto de magnésio é uma estrutura química inorgânica que contém cloro e magnésio e encontra-se no nosso organismo participando de funções vitais. Cerca de 60% do magnésio do organismo esta armazenado nos ossos e o restante está guardado nos músculos, tecidos e fluidos corporais.

O cloreto de magnésio se apresenta em alta concentração nos órgãos essenciais para manutenção da vida como o cérebro, coração e rins, identificando assim a importância desse mineral no organismo. Ele tem importância tanto nas plantas como nos animais, sendo nas plantas usado para o processo de respiração (chamado de fotossíntese) e nos animais usado no controle da liberação e retenção do cálcio livre no corpo.

Essa função de detecção e retenção do excesso de cálcio em locais que podem sofrer calcificação e liberação do cálcio em locais que precisam de grande quantidade de cálcio, irá determinar as contrações musculares normais da pessoa e o não aparecimento de doenças causadas por calcificação de alguma estrutura como os discos da coluna, as artérias e o aparecimento das temidas pedras dos rins.

O cloreto de magnésio pode ser obtido a partir da ingestão de vegetais, sendo encontrado em maior concentração nos de cor verde como brócolis, alface, pimentão verde, quiabo, maxixe entre outros.


Ele também pode ser encontrado em farmácias no formato de fármacos, sendo encontrado com vários nomes comerciais a exemplo do Magnésio Performance, Magnésio Nature’s Bounty, Óxido de Magnésio Magnesium, Cloreto de Magnésio P.A, Calcium Magnesium with Zinc, entre outros e custando de 20 até 70 reais o frasco com comprimidos de cloreto de magnésio.

MIOLO-O que é cloreto de magnésio e quais os benefícios  no seu uso

O cloreto de magnésio é usado para mais de 300 reações bioquímicas e tem como benefícios a regulação dos processos nos músculos, nos nervos,no nosso sistema imunológico, no controle dos batimentos do coração, na resistência dos ossos, na regulação do açúcar no sangue, no controle da pressão arterial, no metabolismo energético e síntese de proteínas e até mesmo no emagrecimento.

Cuidado!

A ingestão acima da dosagem indicada, que é de um copinho de café da solução feita com 100 gramas de cloreto de magnésio em 3 litros de água filtrada, pode causar efeitos colaterais como a diarreia, as náusea, dores abdominais, hipermagnesemia e toxicidade de magnésio, esse último provocando sintomas como a hipotensão, confusão, perturbações do ritmo cardíaco normal, letargia, fraqueza muscular, perda da função renal, dificuldade respiratória e até parada cardíaca.