como-saber-se-um-hipercalorico-e-bom-e-quem-deve-tomar
Com o avanço das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de suplementos alimentares surgiram no mercado novas tendências, como por exemplo o Whey Protein (mencionado anteriormente) e os precursores de GH (hormônio do crescimento),com estes ótimos suplementos, algumas pessoas acabaram deixando de lado os hipercalóricos, porém vale lembrar que estes suplementos alimentares também estão sendo feitos cada vez com mais qualidade.

De um modo geral o que atraiu muitas pessoas para passar a comprar Whey Protein e não os hipercalóricos foi o fato de que com Whey Protein é mais fácil construir uma musculatura com ganho de massa magra devido a grande concentração de proteínas de alto valor biológico dos wheys, porém há dois fatores importantes a serem considerados:

  • Atualmente já existem hipercalóricos com ótimos níveis de proteínas
  • Nem todas as pessoas conseguem ter ganho de peso apenas com proteínas, algumas pessoas realmente precisam ter um maior aporte de calorias para ganhar peso.

Considerando estes dois pontos já fica muito mais fácil notar que ainda há necessidade de existir o hipercalórico e que para algumas pessoas é realmente um importante aliado no ganho de peso.

Quem deve Tomar Hipercalóricos?

Apesar de os hipercalóricos serem suplementos alimentares que realmente ajudam a ganhar peso rapidamente não são recomendados para todas as pessoas que querem ganhar peso, para quem possui facilidade em ganhar peso apenas Whey Protein, BCAA’s serão suficientes para construir músculos saudáveis.


Há pessoas que possuem seu metabolismo realmente muito acelerado, desta forma apenas com a alimentação normal não há como supri suas necessidades diárias de calorias, nestes casos se não for oferecido uma boa quantidade de calorias para serem queimadas e armazenadas pelo organismo, a pessoa ao treinar ao invés de ganhar peso irá perder, isto por não ter energia suficiente, o corpo passará a queimar reservas para fazer os exercícios.

Também é uma boa alternativa optar pelos hipercalóricos quando a rotina da pessoa não permite que ela tenha uma alimentação saudável e condizente com as práticas esportivas que faz, desta forma poderá supri seu corpo de calorias, proteínas e outras vitaminas através de um bom hipercalórico. Claro que podendo é sempre melhor optar pela alimentação, porém se não há outro meio o hipercalórico será uma ótima solução.

Como Saber se o Hipercalórico é Bom?

Esta é certamente a principal preocupação de quem vai comprar um hipercalórico, pois apenas fornecer uma grande quantidade de calorias por dose não quer dizer que necessariamente se trata de um bom hipercalórico, há outras coisas muito importantes a serem observadas.

Entre os principais pontos a serem observados temos a quantidade de carboidratos e também a quantidade de proteínas, um bom hipercalórico terá bom níveis de ambos, isso é importante para que seu corpo tenha energia para queimar (carboidratos) e “matéria prima” (proteínas) para construir tecidos musculares de boa qualidade.

Outra coisa que está sendo bastante frequente nos hipercalóricos de boa qualidade é já possuírem também em sua formulação diversas vitaminas e sais minerais, isso é importante, principalmente para a síntese de proteínas que de certa forma depende de outras vitaminas. O fato de seu hipercalórico também possuir mais vitaminas e minerais também é interessante para quem está buscando complementar uma alimentação deficiente.

Suplementos Alimentares Indicados para quem Usa Hipercalóricos!

Quem toma hipercalóricos deseja ter aumento de peso corporal e também um bom aumento em massa muscular, para isso poderá associar ao hipercalórico outros suplementos alimentares, entre diversos tipos de suplementos alimentares que existem vale a pena conhecer os seguintes:

BCAA’s: estes aminoácidos desempenham um importante papel em sua musculatura, tanto ajudando a ter um melhor rendimento durante os treinos como também ajudando na síntese de proteínas em seu corpo.

Creatina: a Creatina também é um suplemento alimentar que atualmente está sendo muito procurado por praticantes de musculação, além de aumentar e muito a resistência muscular também tem como efeito dar maior volume para seus músculos por fazer o organismo reter mais água. É verdade que parte do volume ganho com Creatina se perde ao parar de tomar o suplemento, entretanto nunca se volta ao estado inicial, ou seja, mesmo perdendo parte do volume ainda estará maior do que estava antes da Creatina.


Além destes existem muitos outros ótimos suplementos alimentares para praticantes de musculação, mas são suplementos mais indicados para praticantes já avançados e que estão em seu platô muscular e não para quem está no início de seus treinos.