CAPA-O que é o Taekwondo e como ele pode te ajudar na  defesa pessoalO Taekwondo é um dos esportes olímpicos que estarão nas Olimpíadas de 2016, aparecendo como esporte no programa olímpico oficial, em 1993 e estando presente desde os Jogos Olímpicos de 2000.

Mesmo sendo um esporte que exige bastante conhecido de técnicas e aperfeiçoamento dos seus participantes, o Taekwondo também pode ser praticado por “leigos” e trazer grandes benefícios a saúde como perda de peso e melhora na circulação do sangue.

Essa modalidade olímpica (que também pode ser grafada como tae kwon do, taekwon-do ou TKD) é uma arte marcial que teve início entre os anos de 1910 e 1945, sendo desenvolvida como resposta aos conflitos que aconteceram durante o período de ocupação japonesa da Coreia e funcionando também como uma forma de manter a cultura coreana viva naquele período.

Foi neste período que o Taekkyeon cresceu e teve um desenvolvimento bastante expressivo, tornando-se um dos requisitos para ingressar na vida militar.


O próprio significado do nome “Taekwondo”, já fala muito sobre o que é essa arte marcial. Dividindo a palavra temos os significados “Tae” (Pé), kwon (mão) e “Do” (espirito/caminho), ou seja, essa técnica de combate sem armas para defesa pessoal envolve 30% de socos, 70% de chutes e ainda tem como objetivo trabalhar a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal e desenvolver outras áreas da vida da pessoa através dos ensinamentos do taekwondo.

De forma geral, o taekwondo pode ser visto como uma técnica de combate sem armas, destinada para a defesa pessoal, trabalhando especialmente a capacidade de trabalhar rápido com as mãos e os punhos, os pés com aplicação de pontapés voadores, a cintura através de esquivas e o reflexo através de bloqueio de golpes usando com as mãos, braços ou pés.

MIOLO-O que é o Taekwondo e como ele pode te ajudar na  defesa pessoal

No Brasil, o Taekwondo teve o seu início formal com a fundação da “Academia Liberdade de Taekwondo”, inaugurada em julho de 197, na estado de São Paulo, e com a presença do grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation.

Atualmente, o Brasil tem uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, ela se chama Natália Falavigna e obtém a marca de maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história.

Como hoje, o Taekwondo virou um esporte olímpico, nota-se que muitas academias já estão voltadas a treinar o aluno para a pratica do taekwondo olímpico.

Mas, para as pessoas que procuraram aumentar sua segurança e praticar sua defesa pessoal, o Taekwondo é uma excelente opção.

Muitos já sabem desse caráter de treinamento da defesa pessoal que o Taekwondo tem e já procurar as academias com esse intuito. Isso é possível por que durante as aulas são ensinadas um conjunto de conhecimentos comportamentais, de defesa Pessoal, além dos movimentos de luta com um adversário real e imaginário.