Entenda como o Saxenda, novo remédio para tratar obesidade, atua no seu organismo

sexagenda emagreceA Saxenda, o nome comercial do princípio ativo chamado Liraglutida, é o mais novo remédio no mercado brasileiro para quem está acima do peso e precisa perder alguns quilos.

Este é primeiro medicamento aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o combate a obesidade no país desde 1998 (até então só tinha autorização de venda da ANVISA dois outros remédios vendidos com o nome comercial de sibutramina e orlistat).

O princípio ativo chamado Liraglutida, contido no Saxenda, já é vendido no Brasil com autorização da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde 2010, porém com o nome comercial de Victoza.

Ele era usado apenas para tratamento e controle do diabetes tipo 2, aquele onde as células possuem resistência à insulina e que tem maior prevalência nas pessoas com mais de 40 anos de idade.


Por que Saxenda emagrece?

Como o princípio ativo da Saxenda (aprovado no dia 29 de Fevereiro de 2016) e da Victoza é o mesmo, a ação da Liraglutida acontece da mesma forma no organismo em ambos os medicamentos.

A Liraglutida é um análogo (que exerce função semelhante no organismo) do peptídeo semelhante a glucagon-1 (GLP-1), e quando esse fármaco está na corrente sanguínea ocorre o estimulo da secreção de insulina, hormônio que capta açúcar livre no sangue, e a inibição da secreção de glucagon, hormônio que comanda a liberação de açúcar na corrente sanguínea.

Essa ação do princípio ativo Liraglutida de forma análoga ao GLP-1 está associada ao controle da glicemia tanto nos períodos após alimentação e também nos períodos de jejum, além de causar a sensação de saciedade.

Resumindo: o Saxenda emagrece, pois o princípio ativo ali contido estimula a secreção de insulina, hormônio que capta açúcar livre no sangue, fazendo com que os alimentos sejam absorvidos mais rápidos e reduzindo o apetite do paciente.

Saxenda ou Victoza?

O princípio ativo da Saxenda (aprovado no dia 29 de Fevereiro de 2016) e da Victoza é o mesmo, porém eles apresentam dosagens diferentes e tem objetivos diferentes.

Mesmo o princípio ativo tendo ação igual, a Victoza e usado para o tratamento e controle do diabetes tipo 2 e requer concentrações de Liraglutida diferentes das usadas no Saxenda, que é recomendado para tratar obesidade.

Então, deve-se respeitar o problema que você quer tratar na hora de escolha entre os dois medicamentos.

O Saxenda emagrece de verdade, mas precisa de receita médica, apesar da venda acontecer sem apresentação e retenção desta em muitas farmácias.


Mas lembramos que a automedicação não é indicado, já que o medicamento pode apresentar efeitos colaterais como náuseas e vômitos.

Também tome cuidado na escolha do laboratório! No dia 04/08/2016 foi publicada uma nota de suspensão de um lote do medicamento sibutramina usado no tratamento da obesidade, onde foram utilizados para sua fabricação um princípio ativo fornecido por um fabricante diferente do aprovado pela Agência e que poderia mudar a forma de ação do medicamento no organismo.