olho

É comum as pessoas reclamarem sobre a sensação de olho seco, muitos acreditam que a única causa desse problema é a grande exposição à luz das telas de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, televisão e notebook. No entanto, nem sempre esse é o motivo, e o olho seco pode ser indicio até de uma doença.

Nesse artigo vamos falar mais sobre como combater a sensação de seco com dicas simples e baratas.

O olho seco pode ocorrer em todas as idades, mas é normalmente uma reclamação das mulheres acima dos 40 anos de idade, pois a partir de então entram na pré-menopausa ou menopausa.

Essa diminuição de umidade nos olhos é causada pela diminuição de estrogênio no corpo das mulheres desta idade.


O que pode causar a sensação de olho seco?

Os olhos secos são causados pela baixa (ou falta de) produção de lágrimas, já que as lágrimas atuam como lubrificante natural para os olhos, além de funcionarem como uma barreira protetora para eles, ajudando a manter uma boa visão.

As lágrimas também são capazes de tirar sujeiras que ficaram retidas nos olhos. Essa redução pode ser causada por fatores como a alteração hormonal das mulheres durante a menopausa, o uso de medicamentos como os antidepressivos, pílulas para dormir, analgésicos e ao fazer uso do tratamento de quimioterapia.

O uso de cremes dermatológicos próximo a região dos olhos, ficar exposto ao ar condicionado e aquecedor elétrico, a alta exposição a telas de equipamentos eletrônicos como televisão, computador, tablets e celulares e até o uso de lentes de contato pode causar o ressecamento das mucosas, inclusive dos olhos.

Mas a sensação de olho seco pode ser também um sintoma de doenças como a síndrome de Sjogren, uma doença autoimune que afeta diretamente a glândula lacrimal que fica na região do globo ocular ou outras doenças que também afetam a região dos olhos, como a Aids, a tuberculose e a conjuntivite.

Por isso, caso o sintoma de olho seco permaneça, mesmo após usar as nossas dicas, é recomendado ir ao médico oftalmologista.

olho1

Dica para combater a sensação de olho seco!

É uma dica bem simples e com matérias que você tem em casa. Com os olhos fechados, coloque um pano limpo umedecido com água quente sobre a região dos olhos, por cerca de 10 minutos e caso sinta necessidade pode repetir esse processo até a sensação diminuir bastante.

Ao fazer esse procedimento, você irá desentupir as glândulas sebáceas das pálpebras, acarretando na restauração da lubrificação natural dos olhos e acabendo com a sensação de olho seco.

O pano úmido pode ser substituído por fatias frescas de pepino, colocadas nas pálpebras por cerca de meia hora.