CAPA-Os 6 melhores alimentos com efeito diurético

Os alimentos com efeito diurético auxiliam na liberação do excesso de sódio e de água no organismo humano. Os alimentos com efeito diurético tem efeito na redução dos líquidos, em excesso no organismo, fazendo com que os rins liberem mais sódio quando a pessoa for urinar.

Como o sódio, ao ser liberado, leva água do sangue, isso reduz a quantidade de líquido presente nos vasos sanguíneos e pode atuar também no tratamento de doenças relacionadas ao sistema sanguíneo.

Com menos líquido no organismo, além de diminuir medidas corporais, há também uma redução da pressão nas paredes das artérias.

Esses alimentos podem ser usados para auxiliar no tratamento da pressão alta e controle do inchaço causado por algumas doenças, como doença hepática, insuficiência cardíaca congestiva e doença renal.


Se esses alimentos forem associados a uma dieta com baixo teor de sódio e com mudanças no estilo de vida, essa redução de peso ocorre ainda mais rápido.

Abaixo temos uma lista com os 6 melhores alimentos com efeito diurético. Todos facilmente encontrados em supermercados de todo o Brasil.

MIOLO-Os 6 melhores alimentos com efeito diurético

ALIMENTO 1 – Abacaxi

O abacaxi, em especial quando está fresco ou em forma de suco, é bastante nutritivo e um dos melhores alimentos com efeito diurético.

Além de ser um grande fornecedor de vitaminas, minerais e antioxidantes, ele ainda colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico e por ter alto teor de água e fibra, é capaz de eliminar a água restante no organismo e consequentemente diminuindo o peso corporal.

ALIMENTO 2 – Limão

Fácil de ser encontrado e mais fácil ainda de ser adicionado a dieta,o limão aparece entre os alimentos com efeito diurético. É o suco do limão que faz efeito, então apenas adicionando o suco em água e em outros alimentos, você já obtém benefícios.

ALIMENTO 3 – Aveia

Falou em emagrecer, a aveia é um dos ingredientes quase garantido em dietas. Ele é um dos bons alimentos diuréticos, que acontece pela propriedade da aveia de “absorver coisas”, como ela absorve o colesterol. A aveia também atua no alivio quando há retenção de líquidos.

ALIMENTO 4 – Aipo

O aipo é ótimo para hidratar o corpo e como contém muita água, faz você urinar mais. Uma opção se você não gostar do sabor ou textura do aipo é adicioná-lo a uma vitamina com outras frutas e vegetais dessa lista de alimentos diuréticos. Assim você tornará o processo de digestão mais fácil e eficaz.

ALIMENTO 5 – Berinjela

Comummente usada em saladas e sucos, a berinjela age como um diurético natural, e tem atuação bastante forte em dietas através da ingestão da água que sobra do cozimento da berinjela e bebendo a água para perder peso.


ALIMENTO 6 – Couve de Bruxelas

Mesmo tendo um sabor que muitas pessoas não gostam, ela merece ser inserida na lista por ser um alimento com poucas calorias, muitos antioxidantes e ser um dos melhores alimentos com efeito diurético. Uma alternativa para disfarçar o gosto dela é tentar misturá-la com outros vegetais.