corrida-capa

Fazer exercício, em geral, pode ter muitos benefícios emocionais, mas a corrida é a atividade que tem um impacto mais poderoso. Se você é um corredor, você conhece a sensação: antes de correr, estamos normalmente cansados ou estressados com aqueles vários acontecimentos da nossa vida e, após uma corrida, nos sentimos fantásticos!

Nossa mente é muito poderosa. Ela controla nossos pensamentos e ações, que muitas vezes podem influenciar na nossa saúde física. É claro que correr é um ótimo exercício para perder peso e ajudar a nossa saúde cardiovascular, mas também tem benefícios para a essência interior do nosso ser. Veja como:

1) Diminui o estresse

O estresse é um estado mental. Não importa se você acredita ou não, nós provocamos nosso próprio estresse. Isso é fato! Quando você permite que as situações na vida a afete emocionalmente, você está fazendo aquela situação particular deixá-la estressada.


Correr permite que você se concentre mais em sua respiração e na paisagem ao seu redor. A respiração profunda acalma os sentimentos de medo e/ou ansiedade que estão associados com estresse. Correr é como um botão de liberação para a tensão que se acumula em seu corpo.

2) Aumenta a autoestima

Quando corremos com frequência, a nossa autoestima tende a aumentar. Você começa a se sentir bem consigo mesma, seja por perda de peso, manutenção do peso ou pelos benefícios para a saúde que a corrida acaba trazendo.

Como você precisa de energia e resistência para correr, faz sentido cuidar de seu corpo, de modo que você será menos propensa a comer alimentos ruins, ou fazer algo que faça mal para o seu corpo. O que acontece é que, ao ver os benefícios da corrida, você acaba tendo um sentimento de orgulho e respeito pelo próprio corpo.

corrida-miolo

3) Aumenta a sensação de liberdade

Correr é uma ótima maneira de se sentir livre, livre de todos os desafios e obstáculos que a vida às vezes oferece. Quando estamos correndo, temos uma sensação de liberdade. Você pode ir para onde quiser na velocidade você quer, e ninguém pode tirar essa liberdade de você.

Você sente uma sensação de libertação das coisas da vida, mesmo que por apenas um momento. Livre e calma, o que é muito relaxante para seu corpo e mente. Às vezes, é preciso fazer uma atividade física para realmente acalmar nossas mentes – uma coisa que não é fácil de conseguir em uma sociedade moderna.

4) Diminui Depressão


Quando você está correndo, seu cérebro libera automaticamente endorfinas. Endorfinas são neurotransmissores no cérebro que são estimulados durante a depressão. Na depressão, os neurotransmissores não são liberados corretamente, o que diminui a sensação de bem-estar.

Esta é a razão pela qual os corredores se sentem bem após uma corrida. É uma sensação de paz e felicidade, como se todos os problemas do dia realmente tivessem desaparecido.