natação-capa

A natação é um daqueles exercícios que é difícil não gostar, uma vez que é uma atividade de baixo impacto ao mesmo tempo divertida e boa para todas as idades. A maioria das pessoas gostam de brincar e relaxar na piscina, então por que não transformar essa atividade relaxante em uma forma de exercício?

Basta dar umas braçadas e vamos lá! Há muitos benefícios para a saúde que você irá obter com a natação. Se você não estiver convencido, continue lendo.

A natação é ótimo exercício aeróbico
A natação requer muita energia e queima muitas calorias, graças ao fato de que, quando você nada, é preciso ativar todos os músculos do corpo, em vez de apenas as pernas ou os braços isoladamente. A natação exercita seu corpo da mesma forma qualquer treino cardiovascular, como dançar ou correr. Então, se você usar a natação para entrar em forma, irá trabalhar o seu fôlego e acelerar o metabolismo ao mesmo tempo.

Para tirar o máximo proveito da natação, o ideal é treinar de forma intervalada com alta intensidade, em que você dá tiros curtos em alta velocidade, alternando com períodos de descanso ativo. Desta maneira, você vai levar seu corpo ao limite, mas será capaz de fazê-lo por uma sessão inteira de treinos.


A natação é ótima para treinamento de força
A natação não só é boa para treinos cardiovasculares, mas também é ótima para exercitar os músculos do corpo inteiro e aumentar sua força de modo geral. A resistência à água que você enfrenta quando nada faz seus músculos se exercitarem de forma mais intensa – assim como as formas tradicionais de treinamento de força. Você vai ser capaz de ganhar músculos e tonificar o corpo ao mesmo tempo.

A natação também é amplamente usada na reabilitação para fortalecer os músculos lesionados de atletas, uma vez que a resistência à água proporciona um bom treino sem causar impacto nas partes lesionadas do corpo.

natacao-miolo

A natação é ótima atividade para todo mundo!
O legal da natação é que todo mundo podem praticar e curtir. É um esporte adequado para todas as faixa etárias e todos os níveis de condicionamento físico. Você decide o quanto vai se esforçar enquanto está nadando.

Os idosos podem se beneficiar da natação também, já que a água dá um bom suporte para o corpo e eles podem ficar em forma sem se preocupar em lesionar as costas ou as articulações. Nadar também é uma ótima atividade para você fazer com a família: vocês podem se divertir juntos e entrar em forma ao mesmo tempo. Se você levar crianças pequenas ao longo da piscina, porém, certifique-se sempre ficar de olho nelas para evitar acidentes.