Reduzir dores de cabeça, dor na garganta, dores musculares e combate a aftas e gengivite, diarreia e outras doenças, está entre os vários benefícios da pitanga. Hoje apresento a vocês os benefícios de mais uma planta que pode ajudar você e a saúde da sua família. No Brasil muita gente gosta dessa planta, porque dá uma fruta muito saborosa e eu particularmente gosto muito dela, a pitanga.

A pitanga tem o nome científico de eugenia uniflora a apresentam as variedades de pitanga laranja (algumas ficam muito vermelha) e a variedade de pitanga preta.

Todas as variedades são usadas da mesma maneira, seja a amarela, vermelha ou preta, e tem a mesma utilidade.

Então, para que serve à pitanga? Além da gente consumir os frutos, que são muito saborosos e refrescantes, há vários benefícios da pitanga e várias utilidades medicinais também nesse fruto.


Um dos benefícios da pitanga é a sua ação antidiarreica, que assim como a goiaba, apresenta taninos nas folhas, que ajudam a conter a diarreia.

Além disso, ela é anti-bactericida e tem uma atividade muito interessante contra diversos tipos de bactérias que causam problemas gastrointestinais, mas também pode ser usada para lavar a boca em no caso de aftas e gengivite, ou mesmo para fazer gargarejo na garganta.

Tomar o chá dela também é interessante para combater outros tipos de bactérias. A pitanga é uma fruta reconhecida pelas sua altas taxas de vitaminas que ela possui em sua constituição e pode oferecer os benefícios da pitanga, mesmo que o chá não seja preparado com o fruto da pitangueira e sim, com as folhas da árvore.

O chá dessa fruta ou da folha da árvore é capaz de tratar diversos problemas de saúde que afetam o organismo devido a suas ações anti-inflamatória naturais, laxativa e calmante e sem contar com a presença de flavonoides, que atuam no fortalecimento das defesas corporais.

Assim, o chá de pitanga é indicado para sanar desde uma diarreia até doenças graves como doenças do fígado e as temidas cólicas menstruais. Controla também o diabetes, o colesterol e o reumatismo, além de poder ser usado no tratamento de asma, bronquite e dores de garganta.

Como provoca um efeito relaxante, pode ajudar as pessoas que querem emagrecer e perder medidas, pois diminuem a ansiedade e a compulsão por alimentos além de diminuir a retenção de líquidos.

Ser rica em vitamina A também é um dos benefícios da pitanga, e isso faz com que a bebida feita com as folhas da pitangueira combata o envelhecimento precoce das células e também alguns casos de câncer.

Segundo pesquisas recentes, as folhas da pitanga ainda tem uma atividade analgésica e antitérmica, onde algumas substâncias presentes nela podem baixar temperatura corporal e assim, ajudar inclusive no combate a insônia.


Outro dos vários benefícios da pitanga é a sua atuação como um analgesico leve, que atua reduzindo dores de cabeça, dor na garganta, dores musculares, entre outras.

Receita de chá da folha de pitanga

Para fazer o chá de pitanga, ponha 3 colheres da folha da pitangueira em um litro de água.

Quando a água estiver fervendo, desligue e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Depois, coe e beba em seguida.