Passos Simples para Facilitar sua Dieta

Um dos fatores que faz com que uma boa parte das pessoas que faz dieta simplesmente desista é uma dieta muito rigorosa, quanto mais radical for a dieta mais difícil será a manter e também maiores serão os riscos para sua saúde. Porém quando mais fácil é uma dieta e consequentemente menos radical há uma tendência para que esta seja menos eficaz, o que resulta em você emagrecendo menos do que gostaria.

Aqui poderá ver alguns passos simples para adicionar em sua rotina que farão com que uma dieta mesmo sendo menos radical se mantenha eficaz, isto porque todo o conjunto de hábitos estará levando seu corpo a queimar mais calorias do que consome. Além do fator queima de calorias também existem alguns detalhes, quase “truques” que ajudam a facilitar o emagrecimento, explorando estes detalhes emagrecer será muito mais fácil.

Poderá ir aplicando estes simples passos de forma gradual, com isto será mais fácil os tornar parte de seu dia a dia, isto é muito importante porque tudo que se torna um hábito é feito com facilidade e sem nem mesmo a necessidade de ficar lembrando que tem que fazer algo, o que reduz drasticamente as chances de sua dieta falhar.

Torne a Dieta Mais Saudável…

Se está buscando formas de facilitar sua dieta é importante saber que desta forma poderá manter a dieta por períodos maiores, sendo assim ela não deve ser muito restritiva, busque por um cardápio que lhe ofereça todos os nutrientes essenciais, geralmente um cardápio com 1500 calorias será suficiente. É verdade que em dietas para emagrecer os cardápios costumam ser mas restritivos, o que na verdade é um engano se estiver pensando em ter resultados duradouros.


Lembre-se de que não irá emagrecer apenas diminuindo a quantidade de calorias ingeridas, mas também aumentando a quantidade de calorias gastas durante o dia, para isso utilizará os recursos que verá a seguir, alguns queimam calorias de forma direta e outros favorecem para que seu metabolismo acelere, assim fazendo com que o corpo queime ainda mais calorias no dia a dia.

Como já deve imaginar será sim preciso praticar alguma atividade física com regularidade, mesmo que inicialmente sejam apenas algumas caminhadas leves, com percursos planos com uma duração de cerca de 30 minutos, certamente é muito melhor do que o sedentarismo, já estará queimando calorias e o que é ainda mais importante, acelerando seu metabolismo.

Claro que se puder o ideal é que com o tempo passe a praticar algum esporte, preferencialmente em alguma academia para que tenha acompanhamento de profissionais (o que ajuda muito a ter melhores resultados), mas caso não queira frequentar uma academia faça exercícios em casa com regularidade.

Comida, uma Aliada da Dieta!

Outro engano frequente em quem está fazendo dieta é simplesmente ver a comida como o “vilão” que faz engordar, porém isto não é verdade, o que faz engordar são maus hábitos alimentares, uma boa alimentação não apenas ajuda a se manter com saúde como pode inclusive ajudar a emagrecer. Um corpo bem nutrido e que se exercita tende a criar uma massa muscular mais forte, que por sua vez consome mais calorias apenas para se manter, com isto aumentando a quantidade de calorias gastas até mesmo enquanto dorme.

Estando com uma boa alimentação seu metabolismo irá se manter acelerado (queimando mais calorias) e terá mais disposição para praticar atividades físicas, o que reforça este novo ciclo pois queimará mais calorias durante a atividade física e novamente estará acelerando seu metabolismo. Como pode notar engordar ou emagrecer são “dois lados” de uma mesma moeda, tudo depende de como cria seus hábitos alimentares no dia a dia.

Sempre que poder tenha refeições ricas em produtos integrais, verduras, legumes e frutas, busque por alimentos termogênicos, sempre tenha uma boa fonte de proteínas em cada uma das refeições (se puder até nos lanches) e este conjunto de atitudes tornará sua dieta mais fácil, saborosa e eficaz.