Confira dicas para perder as calorias do almoço de domingo mais facilmente e prosseguir com a dieta sem grandes prejuízos

almoco-de-domingoChurrasco, cerveja, feijoada, lasanha, escondidinho, vatapá, galinha ao molho pardo, picadinho, bacalhau… Tudo isso é muito gostoso e também muito calórico.

Para quem está fazendo dieta, “só de olhar esses pratos já engorda”, e não importa o quanto tentemos nos manter nela todos os dias, sempre tem uma dia da semana em que não resistimos e acabamos relaxando na dieta.

Isso acaba acontecendo normalmente nas festas ou nos encontros com a família para o almoço de domingo.

Se isso acontece com você também não fique chateada, isso é sinal de que você é “normal”. Entretanto mostra que seu cérebro ainda está em momento de adaptação à dieta e seu corpo requer de você alguma ajuda para perder mais fácil as calorias do almoço de domingo e prosseguir com o emagrecimento.


Estudos de nutrição e endocrinologia na área da neurocronobiologia afirmam que o nosso cérebro precisa de aproximadamente 21 dias a três meses para se acostumar com novos hábitos.

Por isso médicos e nutricionistas recomendam moderação para quem está começando a adotar novos hábitos alimentares ou rotina de exercícios. No inicio o ideal é fazer o corpo e o cérebro se adaptarem à nova situação de alimentação ou gasto nutricional.

É essa interrupção de intensidade e frequência moderada que torna os almoços de domingo uma bomba para a sua dieta ou reeducação alimentar, e por isso devemos ter em mente dicas para ajudar ao nosso corpo a perder mais fácil as calorias do almoço de domingo e prosseguir com o emagrecimento, sem grandes prejuízos.

Você pode até ter escapado um pouquinho da dieta, mas não pode desistir jamais! Esse é o grande segredo do processo de reprogramação de nosso cérebro a um “pensar magro” e por isso, darei aqui algumas dicas simples de como perder mais fácil as calorias do almoço de domingo e recomeçar a dieta com força total.

DICA #1: Elimine os sucos e os refrigerantes

Durante a semana seguinte ao almoço troque os sucos e os refrigerantes por água, pois até mesmo os sucos naturais são ricos em carboidratos como o açúcar frutose.

DICA #2: Use as escadas e evite o elevador

Essa dica é especial para quem mora em prédios. Cerca de 15 minutos de subida e descida de escada já consome o equivalente a 100 calorias, ajudando a perder mais fácil as calorias.

DICA #3: Dê preferencia a beber água gelada

Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), ao substituir um copo de água normal pela gelada, seu organismo gastar cerca de 10 calorias para fazer o líquido ficar com a mesma temperatura de dentro do corpo e ajuda a perder mais fácil as calorias do almoço de domingo e a desintoxicar seu corpo.