Quando se trata de ficar em forma ou perder peso, é importante ter um programa de treinamentos planejado para o longo prazo, com metas predefinidas para que você as atinja ao longo do caminho. Isso vai ajudá-la a seguir o plano e se manter na linha.
Para desenvolver seu próprio programa, é preciso começar com o básico do básico, para depois ir chegando a algo que se adapte às suas necessidades.

Você está tentando perder peso? Está tentando melhorar o seu condicionamento físico geral? Você está tentando tonificar os músculos ou ganhar massa muscular?

Ter uma compreensão clara de quais são seus objetivos no longo prazo vão ajudá-la a orientar seu plano e a mantê-la motivada também.

Agora é hora de pensar em quantas vezes por semana você pretende malhar. Se é uma novata ou não é muito chegada a malhar pesado, talvez seja melhor começar por algo simples e fácil de executar.


Planeje um treino leve de um ou dois dias por semana até você começar a se acostumar com o esforço físico e a recuperação necessária. Tentar treinar muito pesado (ou com muita frequência) em pouco tempo vai deixá-la esgotada e pode fazê-la desistir de treinar de vez.

Depois de se recuperar, você pode aumentar a intensidade dos seus treino e adicionar um ou dois dias a mais de treino por semana em seu programa. Tente treinar três dias por semana, ou talvez quatro, se estiver se sentindo bem e cheia de energia. No entanto, é muito importante incluir descanso e dias de recuperação em sua programação, tão importante quanto o treino em si, para falar a verdade.

A quantidade de tempo que cada sessão de treino vai durar é o que vai determinar a variedade e os tipos de exercício que você irá realizar. Se você deseja mais variedade, irá precisar de sessões de treino mais longas. Para fazer exercícios aeróbicos você também vai precisar de mais tempo.

Você precisa ter uma ideia dos exercícios que precisa fazer no seu programa. Pense em quais áreas do seu corpo você gostaria de focar mais. Você quer secar a barriga? Você quer aumentar os músculos nas pernas? Talvez você queira definir melhor o bíceps? Você pode planejar cada sessão com esses pontos em mente.

Construa o seu programa aos poucos. Comece decidindo quais são seus objetivos gerais, em seguida, descubra quanto tempo você tem disponível ou está disposta a gastar para seus treinos. Com uma gama de possíveis exercícios em mente, planeje o que você gostaria de trabalhar em cada sessão. Veja se você pode cobrir todo o seu corpo em um ciclo de exercícios de uma ou duas semanas.

Depois de ter começado os treinos para valer, você vai ter uma ideia melhor do está funcionando e o que não está, e quanto tempo leva para executar as sessões. Você pode então ajustar seu programa para coincidir com o que está aprendendo.

Com esse conhecimento, você pode então definir objetivos de longo prazo, como o aumento do número de repetições que você faz nos exercícios de uma determinada sessão, ou quanto você consegue correr a mais na mesma quantidade de tempo.=)