Para emagrecer com saúde em muitos casos é preciso mais do que apenas uma dieta, geralmente as pessoas buscam também por atividades físicas e suplementos alimentares. É quando chega o momento de escolher os suplementos alimentares para emagrecer que surgem as dúvidas, geralmente associadas a quais suplementos tomar e em que momentos.

Também é importante saber quais são os tipos de suplementos alimentares mais indicados para cada etapa de todo o processo de emagrecimento, que são geralmente 3 etapas:

  • Perder peso (queimar gorduras)
  • Tonificar a musculatura
  • Manutenção

A prática de atividades físicas deve se estender por todas estas fases de sua dieta, assim como um cuidadoso planejamento alimentar também, afinal não adianta fazer uma dieta restritiva na primeira fase e depois retornar para uma dieta inadequada. Veja a seguir as dicas para cada uma destas etapas e quais tipos e suplementos são mais indicados.

Fase 1: Perder Peso, Dieta e Suplementos Alimentares

Esta é a fase mais radical da dieta, deve cortar uma boa quantidade de calorias consumidas durante o dia e também praticar atividades físicas para aumentar a quantidade de calorias queimadas por dia.

Nesta fase deverá utilizar suplementos que ajudem a cortar calorias de sua dieta, para aumentar  a quantidade de calorias queimadas durante os exercícios e também para evitar que seu corpo passe a degradar proteínas dos músculos para gerar energia ao invés de gordura (catabolismo).

Veja a seguir quais são os tipos de suplementos para esta fase e os melhores momentos para cada um deles:

Shakes para emagrecer: estes shakes servem como substitutos de refeições, fornecem todos os nutrientes essenciais de uma refeição mas sem a grande quantidade de calorias desta. O melhor horário para este shake nesta fase é substituindo sua refeição mais calórica do dia.

Termogênicos: estes são os suplementos alimentares que irão ajudar a queimar mais gordura durante o dia (e também durante suas atividades físicas). A ação deste tipo de suplementos geralmente se estende por todo o dia, desta forma não há necessidade de tomar exatamente antes do treino, siga a recomendação do fabricante.

Caso vá utilizar termogênicos naturais como guaraná ou cafeína poderá os ingerir cerca de 30 minutos antes dos treinos para ter seus máximos benefícios.

Suplementos proteicos: mesmo nesta fase inicial em que visa queimar gorduras é preciso cuidar de seus músculos, para isso o recomendado é que tome suplementos ricos em proteínas de alto valor biológico (whey protein no pós-treino). Este tipo de suplemento estará ajudando a construir músculos saudáveis enquanto queima gordura.

Fase 2: Tonificar a Musculatura

A esta altura de sua dieta certamente já eliminou as gordurinhas que estavam a mais em seu corpo, porém ainda está um pouco distante de um corpo torneado, o que será conquistado através de uma dieta (menos restritiva que a anterior), exercícios e suplementos alimentares.

Nesta etapa já deve buscar normalizar sua alimentação através de uma reeducação alimentar, assim poderá deixar de utilizar o shake para emagrecer. Tendo uma alimentação saudável e praticando exercícios não há como voltar a engordar, portanto alimente-se adequadamente.

Para melhorar o tônus de sua musculatura deve continuar tomando Whey Protein no pós-treino e também poderá suplementar com BCAA’s antes e após cada treino, assim estará oferecendo a seu corpo os principais nutrientes para a construção de músculos saudáveis.

Fase 3: Manutenção

Nesta fase (que deve se estender por toda a vida) deve buscar apenas manter uma dieta saudável e fazer suplementação de nutrientes que possam não estar sendo fornecidos adequadamente por sua alimentação.

Geralmente as pessoas optam por BCAA’s e/ou multivitamínicos, desta forma abrangendo diversos nutrientes essenciais.

Claro que isto pode mudar dependendo da intensidade e frequência de sua atividade física e também da qualidade de sua alimentação,em caso de dúvidas não deixe de consultar um nutricionista para avaliar a melhor escolha para você.