correr
Quem deseja emagrecer com saúde sabe que além de uma dieta (preferencialmente nada muito restritivo) também é preciso praticar alguma atividade física, entre muitas atividades uma das mais simples de se fazer é correr. A corrida permite que se queime uma boa quantidade de calorias e também que tenha bons ganhos de condicionamento físico (que é bom para sua saúde).

Mas correr não é simplesmente ir até um parque ou outro local qualquer e sair correndo de qualquer forma, existe a maneira correta de fazer isso para ter os melhores resultados tanto com emagrecimento como também para sua saúde. Para que tenha estes resultados veja aqui um plano de treinamento em corrida desde o nível iniciantes até para quem pretende fazer corridas de 10 Km!

A primeira dúvida frequente é se correr na esteira é realmente a mesma coisa que correr na rua, já posso lhe adiantar que definitivamente não é a mesma coisa, ao correr na rua estará fazendo com que seu corpo se adapte (propriocepção) aos mais variados tipos de terrenos e leves inclinações, isso faz com que seu corpo se fortaleça assim evitando diversos tipos de lesões. Agora que já conhece a principal diferença já sabe que se puder optar vá fazer sua corrida ao ar livre.

Começando suas Primeiras Caminhadas!

Se está saindo de um período de sedentarismo o mais indicado é que comece com uma atividade moderada, não pense em tentar já no primeiro dia sair correndo (isto certamente não dará certo). Estabeleça um percurso (ou tempo) para sua caminhada e vá caminhar. Para que desde os primeiros dias de sua caminhada já tenha bons resultados é importante fazer a caminhada da forma correta, afinal se não o fizer estará apenas andando.

Além de observar uma postura correta durante toda a caminhada é fundamental que a caminhada tenha um passo um pouco mais acelerado do que sua caminhada habitual do dia a dia (assim estará aumentando sua frequência cardíaca). O ritmo em que começar a caminhada deve ser mantido por toda a caminhada, sendo assim não deve começar com um ritmo muito forte pois poderá ter problemas para conseguir o manter até o final.

Para transformar sua caminhada em corrida basta gradualmente ir aumentado o ritmo de sua caminha a cada dia que sair, em pouco tempo já estará correndo, deste ponto em diante é ir aumentando aos poucos o percurso. Para melhorar ainda mais seu condicionamento físico (e também pra emagrecer mais) vá intercalando aumentos no percurso e redução no tempo gasto em cada percurso, assim estará aumentando gradualmente o ritmo.

Começando a Correr seus 5 ou 10 Km por Dia!

Geralmente quando se começa a correr o percurso mais frequente é de 1 km, que é um percurso realmente muito pequeno e deve ser aumentado com o passar do tempo. A grande dificuldade das pessoas é saber como aumentar o percurso de forma que consigam o completar, isto na verdade é bem simples de ser feito e o corpo se adapta rapidamente ao novo trajeto.

Digamos que já esteja correndo (ritmo moderado) um percurso de 1 km sem se cansar, isto indica que está na hora de aumentar o percurso, então passará a correr seu 1 km e adicionar mais 1 km de corrida com ritmo leve (quase uma caminhada), neste km extra passará a fazer o mesmo trabalho de ir aumentando o ritmo aos poucos até que consiga correr os 2 km.

Utilizando esta estratégia poderá notar que terá muita facilidade para ir adicionando 1 m por vez a seu percurso sem ter um grande desgaste, aos poucos seu organismo estará se habituando a fazer percursos de até 10 km de corrida sem apresentar sinais de fadiga, com isto estará com seu condicionamento físico muito bem trabalhado e com certeza estará emagrecendo com facilidade.

correr2

Dicas Extras para sua Corrida!

Ao iniciar sua corrida é importante que sempre a inicie com um ritmo mais suave, assim permitindo que seu corpo se aqueça para fazer o exercício, antes de correr sempre faça uns 5 a 10 minutos de corrida com um passo mais lento, o mesmo deve ser aplicado aos 10 minutos finais, isto ajudará seu corpo a fazer sua frequência cardíaca voltar ao normal antes que pare de correr.

Sempre que estiver correndo e sentir muito cansaço (falta de condicionamento) não deve parar, mas sim reduzir o ritmo, isto evita que leve seu corpo à extremos que poderiam ser prejudiciais, portanto não espere o último instante de fadiga para reduzir o ritmo, aos primeiros sinais de que não irá aguentar respeite seu organismo e dê a ele um tempo de descanso com um ritmo mais lento.

Vale lembrar que se está saindo de um período de sedentarismo é fortemente indicado que passe pelo seu médico para fazer uma avaliação física antes de começar a correr, pode não parecer mas correr é um exercício bastante exigente para o coração, portanto é importante ter certeza de que seu coração está apto para isto assim evitando surpresas desagradáveis e perigosas para sua saúde.