CAPA-Por que bocejamos

Quem nunca viu alguém ou algum animal bocejar e sentiu uma vontade incontrolável de bocejar também? Acredito que a resposta seja unanime, todos nós já fizemos isso.

O ato de bocejar é um reflexo involuntário e tem é o sinal de que o corpo precisa de mais ar do que ele tem no momento, um momento de descanso, uma consequência dos músculos estrem completamente relaxados ou é apenas repetição.

Saiba mais sobre esse fenômeno, ainda pouco conhecido pela medicina e que desperta tantas dúvidas nesse artigo.

O que é um bocejo?

O bocejo é um sinal de que o nosso organismo precisa descansar (dormir) e é causado por um reflexo involuntário dos músculos acionados pelo cérebro e que causa a sua contração, quase incapaz de ser contido.


Não somos apenas nós (seres humanos) que bocejamos, muitos outros animais bocejam quando o oxigênio começa a faltar no ambiente em que eles estão ou em situações onde seus músculos estão completamente relaxados.

Esse reflexo pode ser acionado também pela visão de outro bocejo – ou seja, é contagioso: quando vemos alguém bocejando, logo sentimos vontade de fazer o mesmo.

MIOLO-Por que bocejamos

Bocejos excessivo é um alerta a saúde!

Quando uma pessoa boceja com muita frequência, isso mostra que ela não está recebendo a quantidade de oxigênio suficiente para suprir as suas necessidades.

Os dois fatores principais que podem está desencadeando esses bocejos são, ela estar precisando de um ambiente com mais ventilação ou de uma maior quantidade de exercícios físicos. Duas formas que, em geral, funcionam para fazer a pessoa parar de bocejar é se ela beber alguma coisa ou lavar o rosto dela com água fria.

O bocejo e seus mistérios.

O por que bocejamos, ainda não é totalmente compreendido pela medicina. Para a classe médica, ainda falta esclarecer a parte neurológica, ou seja, qual a parte do sistema nervoso que é a responsável por controlar esse reflexo. Acredita-se que essa área seja o mesencéfalo, que fica localizado no centro do cérebro, mas ainda não se tem certeza.

Quando ao objetivo do bocejo, acredita-se que uma das finalidades do bocejo seja o de despertar o indivíduo, pois ao fazer como que o indivíduo boceje, ele também estira os músculos, e assim ajuda na circulação do sangue pelo corpo.

Uma das explicações para o bocejo acontecer quando estamos querendo dormir é que quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e o bocejo, da mesma forma que o suspiro, teria o objetivo de desfazer esses pequenos colapsos do pulmão e facilitar a respiração.

Por que bocejamos durante os exercícios?

A hipótese com mais credibilidade sobre o por quê bocejamos é que, o ato de bocejar é uma maneira que nosso organismo tem de driblar o sono, pois ao bocejar o indivíduo irá estimular a circulação sanguínea no corpo todo e assim diminuirá a temperatura do seu corpo.


Esse aumento da circulação sanguínea colabora para aumentar o estado de atenção do indivíduo e por isso, quando praticamos musculação e/ou fazemos um treino muito puxado (onde ocorre o aumento da produção de serotonina, neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e induzir o sono), o bocejo serviria como uma saída do nosso corpo para nos deixar mais ativos.