figura-1-por-que-consumir-farinha-de-casca-de-frutas-e-legumes-e-tao-bom-a-saudeMaior concentração de nutrientes e fibras estão entre os principais motivos para se consumir farinha de casca de frutas e legumes. Nos programas de culinária da televisão estamos vendo sempre receitas de farinha de casca de frutas e legumes, como por exemplo a farinha de casca de maracujá e a farinha de casca de maçã, mas será que vale a pena ter o trabalho de fazer a farinha de casca para consumir em casa?

Quais os reais benefícios para a saúde pela ingestão de farinha de casca de frutas e legumes?

Nesse nosso artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os benefícios maravilhosos do consumo de farinha de casca de frutas e legumes e mostrar algumas receitas das farinha de casca mais famosas e benéficas a saúde.

Farinha de casca de maracujá

A farinha feita com a casca de maracujá foi uma das primeira a surgir nessa onda das farinhas funcionais, tendo estudos sobre ela desde 1998. Para sua fabricação usa-se a parte branca da casca, porção riquíssima em nutrientes importantes a saúde, como fibra, ferro, vitamina B3 (niacina),cálcio e fósforo e a maior parte desses nutrientes não se perde durante a preparação da farinha.


A farinha de casca de maracujá conta com dez vezes mais fibras do que a poupa do maracujá, onde no suco da fruta encontra-se 0,51 g de fibras, enquanto na casca temos cerca de 5,2 g de fibras.

Também observamos maior concentração de potássio na casca do maracujá, tendo a poupa cerca de 0,26 mg enquanto na casca temos 0,58 mg de potássio a cada 100 gramas.

Essa farinha também atua na redução dos picos glicêmicos, naturalmente não contém glúten e traz vários outro benefícios a saúde.

# Receita de farinha de casca de maracujá #

→ Ingredientes

4 cascas de maracujá novos (com a casca rígida)

→ Modo de preparo

  1. No primeiro momento você deve escolher maracujás com a casca ainda firme (novos) e sem deformações
  2. Deixe os maracujás, ainda fechados, de molho na água sanitária por cerca de 5 minutos
  3. Após a higienização reserve a polpa em um recipiente (guarde na geladeira ou faça o suco) e em seguida, retire a casca do maracujá deixando apenas a parte branca da casca
  4. Leve as cascas ao forno por cerca de 20 minutos ou até que fiquem secas e quebradiças
  5. Bata no liquidificador até ficar uma farinha homogenia
  6. 6.Guarde num recipiente limpo e seco e o mantenha bem fechado.

Atenção! Recomenda-se consumir de 1 a 2 colheres de sopa dessa farinha de casca de maracujá nas principais refeições, como almoço e jantar.

figura-2-por-que-consumir-farinha-de-casca-de-frutas-e-legumes-e-tao-bom-a-saude

Farinha de casca de maçã

Segundo pesquisas recentes o uso de farinha de casca de maçã emagrece, pode ser a solução para pessoas com problemas de ganho de músculos, contribuindo para deixar o corpo definido e com maior índice de massa magra.


Essa farinha ainda age de forma semelhante a de maracujá, ajudando a regular os níveis glicêmicos no sangue, também diminui o colesterol ruim e ajuda no controle da fome.

# Receita de farinha de casca de maçã #

→ Ingredientes

  • 6 cascas de maças

→ Modo de preparo

  1. No primeiro momento você deve escolher maças com a casca bem vermelhas e sem deformações
  2. Higienize bastante com água e sabão
  3. Leve as cascas ao forno por cerca de 5 á 10 minutos ou até que fiquem secas e quebradiças
  4. Bata no liquidificador até ficar uma farinha homogenia
  5. Guarde num recipiente limpo e seco e o mantenha bem fechado.

Recomenda-se consumir de 1 colher de sopa dessa farinha junto com sucos, iogurtes, saladas ou leite.