No artigo de hoje, vamos falar sobre a dor de cabeça, um mal que atinge a qualquer pessoa, em qualquer faixa etária e que incomoda bastante.

A dor de cabeça pode está ligada a fatores bastante conhecidos como a contaminação pelo vírus da gripe ou do resfriado, ser um sintoma de enxaqueca, do estresse, da ansiedade, de problemas na vista, da sinusite ou está ligado a outros fatores pouco falados, como o estímulo constante a aromas fortes ou ao consumir certos alimentos em excesso.

Confira a seguir os principais causadores da dor de cabeça e como trata-lá em cada situação.

Contaminação pelo vírus da gripe ou resfriado

A contaminação por vírus de gripes ou resfriados é o principal fator que provoca dor de cabeça, principalmente em períodos mais frios como a estação do inverno. A dor de cabeça é um dos primeiros sinais que você está gripado ou resfriado e normalmente está companhada da sensação de com fotossensibilidade e dor em torno e atrás dos olhos.


Tratamento

Nesse caso, o tratamento mais indicado é procurar um médico infectologista, pois ele te passará os remédios corretos para o seu organismo. Mas de forma geral, o uso de fármacos com efeito analgésico e antitérmico como o paracetamol, ajudam a diminuir os sintomas da gripe ou resfriado como a febre alta, dores no corpo e também diminui a dor de cabeça.

MIOLO-Porque estou com dor de cabeça

Problemas na vista

A sua dor de cabeça pode ser provocada também por um problema na sua visão. O hábito de forçar demais a visão durante o dia, pode provocar uma reação de dor de cabeça e possivelmente você estará necessitando de óculos.

Tratamento

Não existe um remédio ou tratamento caseiro pra solucionar o problema, você pode aliviar a dor de cabeça, diminuindo o tempo de esforço da sua visão, mas isso só irá servir como um alívio. Nesse caso, o mais indicado é que você se dirija a um médico oftalmologista, para que ele verifique a sua visão e veja qual a forma correta de acabar de vez com essa dor de cabeça.

Alguns alimentos em excesso

Pois é! Comer alimentos em excesso além de poder causar o aumento de gordura no seu corpo, ainda pode causar aquela dor de cabeça que incomoda tanto.

Comer alimentos como as frutas cítricas em excesso pode causar dor de cabeça, pois nelas existem a substância octopamina, que pode causar dor de cabeça em pessoas mais sensíveis.

Outro alimentos que também pode causar dor de cabeça e a cafeína, componente que está presente além do café, nos refrigerantes à base de cola e no chá verde e que quando consumido em excesso é ruim ao organismo.

Além destes, também podem causar a temida dor de cabeça, alimentos que contenham alto teor de chocolate, sejam derivados do leite, tenham alto teor de açúcar, contenham a aspartame ou que sejam embutidos (por serem ricos em nitritos, nitratos e glutamato monossódico, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos e provocam a dor), frituras ou carboidratos refinados. Além da ingestão de álcool que acarretaram o acúmulo da substancia acetaldeído, gerada pelo fígado para ajudar a eliminar o álcool do organismo e que causa dor de cabeça durante o processo.

Tratamento

Nesse caso, o controle da ingestão desses tipos de alimentos já acaba com a dor de cabeça. Para um alivio mais rápido, é recomendado que a pessoa tome bastante água, para conseguir hidratar e limpar o organismo e assim ir eliminando as toxinas em excesso.