CAPA-Por quê estou com dedos enrugadosEntenda qual sua função dos dedos enrugados e as potologias que estão associadas a ele em situações anormais. O fenômeno dos dedos enrugados ( ou rugas nos dedos) é uma reação controlada pelo nosso sistema nervoso central, onde é enviado uma mensagem do cérebro para ocorrer a vasoconstrição na epiderme da pele localizada na ponta dos dedos, como resposta à grande quantidade de água no meio externo ao corpo.

O fenômeno dos dedos enrugados é bastante visto em situações como banho de piscina e na lavagem das louças, onde os dedos enrugam-se em resposta a absorção da água pela epiderme (camada mais superficial da pele), porém não sendo acompanhada pelo inchaço da derme, próxima camada mais interna.

Cientistas descobrem que os dedos enrugados são aspectos evolutivos da raça humana!

Durante bastante tempo, acreditou-se que os dedos enrugados eram apenas um inchaço da pele causado por contato prolongado com a água e que acontecia de forma involuntária e sem provável função no organismo.

Pesquisas recentes feita por cientistas na Grã-Bretanha revelam que os dedos enrugados são um sinal de vasoconstrição causado como resposta à absorção de água pela epiderme, porém é uma reação controlada pelo sistema nervoso central da pessoa.


Ou seja, o fato dos dedos ficarem enrugados não acontece ao apenas como uma reação automática, ela seria uma vantagem adquirida pelo ser humano durante o processo de evolução da raça humana, ao longo de milhares de anos, onde os dedos enrugados teriam a função de facilitar a procura e o manuseio de alimentos dentro e à beira de rios.

MIOLO-Por quê estou com dedos enrugados

Queratina x Dedos enrugados

A queratina tem ligação com o acontecimento dos dedos enrugados, porém está mais ligado a estrutura da epiderme, do que na reação de absorção de água pela epiderme. A nossa pele é formada por 3 camadas diferentes a epiderme (mais externa), a derme (intermediária) e a hipoderme (mais interna).

A queratina é uma proteína que está presente na constituição da epiderme (além de anexos dérmicos como as unhas e cabelos), sendo responsável pela proteção contra a desidratação da nossa pele e formação de uma camada de células mortas que tornam a pele mais resistente.

É nessa camada de células mortas que a queratina irá atuar como corpo que absorve a água em excesso no meio.

Os dedos enrugados, quando persistem mesmo fora da água pode representar sintomas de algumas patologias, como:

# Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição médica caracterizada por aumento na transpiração excedendo o necessário para regular a temperatura do corpo.

Esse excesso de umidade em torno das mãos, fax com que a pele permaneça molhada e cria um aspecto de pele sem cor e enrugada. Essa condição, além de causar o dedos enrugados pode apresentar outros sintomas como verrugas, bolhas, infecções e até mesmo mau cheiro.

# Alergia a produtos de limpeza ou alimentos

Os dedos enrugados podem ser causados também como um reação imunologia, quando as mãos estão expostas a agentes que a pessoa ter alergia. Alguns