CAPA-Sonhos, porque eles acontecem

Os sonhos ainda são mistérios para os cientistas. Mesmo tendo vários estudos sobre o sono e os sonhos, o mundo cientifico ainda não entende sobre a função do sono, ou o por que sonhamos.

Os sonhos são uma das experiências mais misteriosas e intrigantes que vivemos, e não apenas os humanos, os animais também sonham, apresentando as mesmas ondas cerebrais que os humanos tem durante o sono. As histórias que sonhamos intrigam especialistas e os curiosos, a séculos.

No nosso artigo de hoje, vamos falar sobre as hipóteses dos cientistas para tentar responder o porque sonhamos.

Fases do sono:

De maneira básica, podemos dividir o sono em duas fases, a fase REM – Movimento Rápido dos Olhos – e a fase NREM – Movimento Não Rápido dos Olhos.


A fase do NREM corresponde a 75% do nosso sono, sendo nela onde ocorre a secreção dos hormônios do crescimento e onde temos uma maior recuperação de energia física. A NREM é dividida em quatro fases.

Já a fase REM, não resulta em um descanso profundo do indivíduo, mas é importante para a recuperação emocional. Essa é a fase do sono em que são mais tidos os sonhos e é também a fase onde os sonhos são mais lembrados, após acordar.

MIOLO-Sonhos, porque eles acontecem

Teorias sobre por que sonhamos!

#1 – Os sonhos estão ligados a fixação de informações

Essa é a teoria mais difundida, onde os pesquisadores acreditam que os sonhos desempenham um papel importante no processo de fixação dos fatos relevantes que ocorreram durante o dia.

O nosso cérebro recebe milhares de informações por dia, que vão desde pequenos detalhes sensoriais, até informações muito mais complexas e é durante o sono, que o nosso cérebro irá rever tudo o que recebeu e decidirá o que é relevante para fixar e o que pode ser esquecido.

Nessa teoria, os sonhos seriam o período de classificação e conversão das memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.

#2 – Os sonhos refletem emoções

Nessa teoria, os cientistas defendem que os sonhos refletem as nossas emoções, ou seja, os sonhos seriam “espelhos” das nossas emoções sentidas durante o dia.

#3 – Os sonhos são apenas informações soltas

Essa teoria é definitivamente, a que menos é interessante e também é a menos acreditada. Ela defende que os sonhos não teriam qualquer função, ou seja, eles seriam apenas um subproduto inútil que o nosso cérebro dispara aleatoriamente, enquanto nós dormimos.

Essas imagens seriam formadas pela parte traseira do nosso cérebro, que fica muito ativo durante o sono REM, e por isso provoca muitos sonhos nessa fase do sono.


Você sabia que os cegos também sonham? Isso acontece com as pessoas que ficaram cegas depois do nascimento, e nesse caso elas conseguem ver imagens em seus sonhos e também naquelas que já nasceram cegas, onde elas não são capazes de sonhar com imagens, mas podem ter sensações como sons e cheiros nos seus sonhos.