chocolate-amargo

Com a páscoa se aproximando não há como não pensar (e falar, procurar, talvez até sonhar) em chocolates e também em como ficará a dieta nestes dias, afinal durante a Páscoa além dos chocolates também são comuns os almoços em família. O maior receio de quem está fazendo uma dieta (ou pensando em fazer) é com relação aos chocolates, eles realmente atrapalham tanto assim, não pode nem um pedacinho?

As notícias não poderiam ser melhores, você vai poder comer chocolate na páscoa sim, não se preocupe pois tanto a páscoa como sua dieta estão em segurança, basta acompanhar todas as dicas aqui deste artigo e verá que o chocolate pode até ajudar em sua dieta! Mas calma porque não é qualquer tipo de chocolate, pois na verdade os benefícios estão no cacau, para que tenha as vantagens que verá a seguir é preciso que seja chocolate amargo (com no mínimo 55% de cacau).

Se está fazendo dieta NÃO deve comer chocolate ao leite e nem chocolate branco, ambos possuem uma quantidade muito baixa de cacau, portanto são guloseimas como qualquer outra. Mas mesmo o chocolate amargo tendo suas vantagens vale lembrar que possui uma grande quantidade de calorias, portanto poderá comer mas com moderação.

Chocolate Amargo ajuda a Emagrecer!

É verdade, o chocolate amargo (cacau) pode ser um excelente aliado em sua dieta, isto graças a duas substâncias presentes no cacau (2-feniletilamina e a N-aciletanolamina) que tem ação no cérebro fechando os receptores que “pedem” doces. Esta ação das substâncias presentes no cacau acaba ajudando muito a não cair em tentação durante a dieta (algo fácil de acontecer durante a páscoa).


Uma dica para se beneficiar ainda mais desta qualidade do cacau é para que coma seu chocolate amargo logo pela manhã, desta forma estará se “imunizando” desde cedo contra vontades repentinas de comer doces. Mas saiba que os benefícios para a saúde trazidos pelo cacau contido no chocolate amargo vão muito além de ajudar na dieta, dê uma conferida na opinião do Dr. Lair Ribeiro sobre isso no vídeo a seguir!

https://www.youtube.com/watch?v=qBtopx0-cEc

Agora que já sabe que cacau é excelente para a saúde, que tal uma receita de mousse de cacau com frutas para a Páscoa? Afinal estamos em um país tropical e frutas são sempre uma boa pedida pelo clima e sua dieta agradece!

Mousse de Cacau com Frutas para a Páscoa! (ou qualquer outra data)

Ingredientes:

  • 1 manga bem doce de tamanho médio
  • 3 colheres (sopa) de polpa de abacate
  • 2 colheres (sopa) de cacau
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de mel
  • Uma pitada de sal

Preparo: corte a manga em pedaços e coloque no liquidificador, acrescente o abacate e também os demais ingredientes. Bata até que obtenha uma consistência homogênea, passe em uma peneira e leve para gelar.