hipertrofia
Para quem busca ganhos de massa muscular consideráveis em um período de tempo relativamente curto é importante além de treinar realmente pesado ter uma alimentação adequada para o ganho de massa muscular e também um bom programa de suplementação alimentar. Aqui poderá ter algumas noções de como deve ser sua alimentação para ganhar massa muscular e verá detalhadamente um plano de suplementação para pessoas que possuem dificuldade em ganhar massa muscular.

Mesmo que compre os melhores suplementos alimentares e treine da forma adequada não terá bons resultados se não respeitar 2 princípios fundamentais para o ganho de massa muscular, que são:

  • Ter uma alimentação adequada
  • Ter o descanso adequado (no mínimo 8 horas de sono por noite)

Respeitando estes 2 fatores estará permitindo que seu corpo tenha condições de fazer um bom aproveitamento dos suplementos indicados mais adiante e também que tenha condição de fazer uma boa recuperação muscular, afinal é justamente durante o sono que ganhamos mais músculos!

Apenas seguindo estes dois passos iniciais é que se deve pensar em um bom plano de suplementação alimentar, a não ser que o objetivo seja justamente suprir carências em sua alimentação, neste caso a ajuda de um nutricionista será importante.


Quais Suplementos Tomar para Ganhar Muita Massa Muscular?

A variedade de suplementos com esta finalidade é muito grande, alguns inclusive são elaborados para trabalhos específicos com atletas de alta performance, sendo assim vou considerar os suplementos mais simples para fazer este planejamento. Também é importante notar que vou estar me referindo ao tipo de suplemento, se comprar algum suplemento composto pode eliminar da lista o que estiver sobrando, aliás é até recomendado que elimine para não tomar suplementos além do que realmente precisa.

Mais adiante verá também quais são os melhores horários para tomar cada um dos suplementos mais indicados para ganhar massa muscular, alguns inclusive possuem horários diferentes de acordo com seu metabolismo. Com relação a marca de cada suplemento é realmente algo pessoal, mas vale lembrar que nem sempre a marca ser muito famosa quer dizer que o suplemento seja realmente de alta qualidade, o mais importante é sempre sua tabela nutricional.

Para quem deseja ganhos expressivos de massa muscular os suplementos mais indicados são os seguintes:

  • BCAA’s
  • Whey Protein (e outras fontes de proteína como Albumina)
  • Creatina
  • Hipercalórico
  • ZMA (atletas intermediários e avançados)

Existem diversos wheys que já são adicionados com BCAA’s, isto além de facilitar no momento de fazer sua suplementação ainda ajudará a economizar dinheiro. Mesmo para quem toma seu shake de Whey Protein a Albumina pode ser fundamentar para combater o catabolismo (perda de massa muscular), assim como os BCAA’s.

A Creatina é muito interessante pois além de oferecer aumento de força e explosão muscular ainda tem como efeito secundário a voluminização da musculatura, o que ajuda a ver resultados mais rápido com seus treinos. Vale lembrar que nos períodos em que estiver tomando Creatina é fundamental ingerir muita água.

O Hipercalórico é um recurso interessante para quem possui dificuldades em ganhar massa muscular, apenas é importante comprar um Hipercalórico de boa qualidade pois estes tendem a ter um ter reduzido (ou zero) de gorduras, o que é algo muito importante para a manutenção de sua saúde.

O ZMA é um suplemento alimentar que ajuda seu corpo a naturalmente desenvolver maiores níveis de testosterona, que é um hormônio muito importante para a queima de gordura e construção de massa muscular, isso sem contar o aumento de força. Para ter melhores resultados com ZMA é interessante já estar treinando a no mínimo 1 mês.

Melhores Horários para Cada um dos Suplementos!

Assim como cada um dos suplementos alimentares possui objetivos específicos também é importante observar que em determinados horários eles serão mais úteis e eficientes.

  • BCAA’s: antes e após o treino
  • Whey Protein: logo após o treino preparado com água
  • Albumina: pode ser preparado em um shake como vitamina de frutas antes de dormir, assim terá boas doses de proteínas enquanto dorme. (ajuda a evitar catabolismo)
  • Creatina: geralmente se indica como pré-treino, porém recentes pesquisas demonstram que o efeito da Creatina não é imediato, mas sim cumulativo, sendo assim poderá tomar sua Creatina juntamente com qualquer shake de sua dieta. Com uma exceção nos casos de pré-treino com Creatina, estes são realmente melhores antes de treinar devido a outros componentes.
  • Hipercalórico: pode ser tomado antes ou após o treino, seu objetivo é aumentar o aporte diário de calorias.
  • ZMA (atletas intermediários e avançados): preferencialmente antes de dormir.