A época do ano em que mais pessoas iniciam suas dietas é com a proximidade do verão, isto em grande parte para poder aproveitar melhor a praia e a piscina sem ter que ficar se preocupando se alguém vai notar aquela gordurinha que está a mais. O ideal seria se manter em forma durante todo o ano, isto tornaria tudo mais simples, mas se acabou abusando durante as estações mais frias não adianta ficar apenas reclamando, é hora de partir para a ação e emagrecer!

Tudo deve começar com uma avaliação de como está sua atual alimentação, prática de atividades físicas e também de quantos quilos precisa emagrecer, com isto feito já terá uma noção do quanto será difícil ou não para chegar ao peso que deseja. Durante esta avaliação algumas atitudes iniciais já podem ser tomadas, assim começando agora sua dieta.

Alimentação: neste primeiro momento irá apenas fazer uma avaliação de como anda sua alimentação, a finalidade disto é identificar quais os alimentos que estão te fazendo engordar. As guloseimas já pode eliminar e os refinados devem preferencialmente serem substituídos por integrais.

Exercícios: se já não faz exercícios a um bom tempo deve considerar a possibilidade de consultar um médico antes de começar a se exercitar para valer, mas que isso não sirva de desculpa para não fazer nada, até que seu médico te libere para se exercitar comece a fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias.


Peso: saber quantos quilos precisa perder é importante para que avalie se uma dieta mais radical será necessária ou se apenas uma alimentação mais equilibrada já será suficiente. Aqui a dica é para sempre optar pela dieta menos restritiva possível.

Partindo para a Ação no Projeto Verão…

A esta altura já identificou e eliminou as guloseimas, passou a se exercitar e já sabe quantos quilos precisa eliminar, agora deve estabelecer um prazo realista para eliminar estes quilos. Quanto maior for o prazo certamente mais fácil será a dieta e terá maiores chances de conseguir, portanto nada de querer emagrecer em 7 dias o que poderia emagrecer em 1 ou 2 meses.

Escolha 3 diferentes tipos de dieta, cada uma com uma função específica, veja a seguir um modelo do que pode fazer para emagrecer rápido e com saúde:

Dieta detox: para iniciar seu processo de emagrecimento no projeto verão é importante estar livre de toxinas e líquidos retidos, faça alguns dias de dieta detox e verá que seu corpo responderá muito bem durante as próximas etapas.

Dieta de ataque: esta será uma dieta mais restritiva, escolha uma dieta um pouco mais radical para fazer durante períodos que fiquem entre 7 a 10 dias de dieta. Neste período a dieta será mais restritiva e certamente emagrecerá rápido.

Dieta de manutenção: a dieta durante esta etapa serve para a manutenção do peso e também da saúde, seu objetivo não é emagrecer mas sim se manter no peso que já conquistou. É muito importante que esta dieta seja nutritiva pois é ela que irá ajudar a repor os nutrientes perdidos durante a fase de ataque.

Para pessoas que precisam emagrecer uma boa quantidade de quilos uma opção é fazer a fase de ataque mais de uma vez, porém é muito importante notar que entre uma dieta restritiva e a próxima é preciso manter uma dieta saudável por um período entre 30 a 40 dias, assim permitindo que seu corpo tenha tempo para repor os nutrientes.

Como seu tempo não é muito longo como 6 meses ou mais até chegar o verão uma boa opção é utilizar suplementos alimentares para ter uma ajuda extra no emagrecimento, como por exemplo termogênicos, que são suplementos que ajudam a acelerar o metabolismo. Agora já sabe como fazer seu projeto verão, basta começar e depois comentar seus resultados aqui!