CAPA-Quais as melhores atividades físicas para  idososFazer atividades físicas após os 60 anos é sempre algo que requer mais cuidado e análise, por parte do praticante.

Isso porque, as atividades físicas para os idosos devem ter como principal base a prevenção de lesões nas articulações e nos ossos.

Essa preocupação deve vir em primeiro plano, pois após os 60 anos, a quantidade de substâncias que garantem maior proteção a lesões em ossos, tendões e articulações (como colágeno, queratina e cálcio) tendem a diminuir sua presença no organismo e assim deixam os idosos mais propensos a se lesionarem na prática de atividades impactantes.

No nosso artigo de hoje, vamos te dar 3 dicas de atividades físicas para os idosos, que apresentam menos impacto nos ossos, tendões e articulações e consequentemente, ocasionam menos lesões, mas continuam com a capacidade de favorecer ao emagrecimento e fortalecimento muscular.


Yoga, pilates e tai chi são algumas das mais indicadas atividades físicas para os idosos, devido ao seu baixo impacto nas articulações. Confira mais detalhes, abaixo!

MIOLO-Quais as melhores atividades físicas para  idosos

DICA 1 – Yoga

A Yoga é uma das mais indicadas atividades físicas para os idosos, pois sua prática traz benefícios como o alívio de dores nas costas, de doenças respiratórias, atua também na prevenção e no tratamento de doenças originárias de causas psíquicas (doenças psicossomáticas).

A prática de pilates também auxilia na perda de peso, na regulação do aparelho digestivo ( regulação do fluxo) e na melhora do sistema cardiovascular.

DICA 2 – Pilates

Com a prática de pilates, você pode perder até 450 calorias em apenas uma aula e ainda ganhar tonificação muscular por todos os músculos do seu corpo.

Ela pode ser adaptada para as condições da pessoa e por isso, pode ser considerada uma das atividades físicas para os idosos.

Dividido em 6 práticas que trabalham tanto a saúde do corpo, quanto a saúde da mente, o pilates trabalha aspectos como controle, centralização, respiração e precisão.

No Brasil, foi criado o primeiro estúdio brasileiro de Pilates no ano de 1991, por Alice Becker Denovaro, uma graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Coreografia pelo “Califórnia Institute of The Arts”, da cidade de Los Angeles – EUA.

DICA 3 – Tai chi

É possível emagrecer até 100 calorias por aula, com a prática de Tai chi chuan e ainda fortalecer a musculatura, os ossos e estimular o sistema circulatório do praticante.


Essa arte marcial, que tem seus movimentos baseados nos animais e na natureza e tem como objetivo principal o equilíbrio corporal, apresenta movimentos suaves e pode ser considerada uma das atividades físicas para os idosos.

A queima calórica do pilates não é tão grande! Mas a sua vantagem é que qualquer pessoa pode fazer, servindo até como forma de sair do sedentarismo.