CAPA-Quais as melhores atividades para estimular o  cérebro

Muito se fala em exercitar o corpo para manter a saúde e ter aquele corpo perfeito, mas muitos esquecem de exercitar a parte mais complexa e que comanda todo o nosso corpo, o cérebro.

Sim, nosso cérebro também precisa ser exercitado! Pois a rotina e a falta de novos estímulos, acabem deixando o nosso cérebro “preguiçoso” e atividades como memorização, foco e criatividade podem ficar comprometidas.

Larry Katz é um dos maiores estudiosos de atividades para estimular o cérebro. Ele é um neurocientista norte-americano e autor do livro “Mantenha seu Cérebro Vivo”, onde falou sobre o conceito do que ele chamou de “neuróbica”, ou seja, uma especie de ginástica para o cérebro.

A neuróbica é baseada na teoria de que, assim como o corpo precisa de exercícios para se desenvolver de forma plena, a mente também precisa ser treinada e estimulada para obter seu máximo de aproveitamento.


Ainda segundo Larry Katz, o grande objetivo da neuróbica é desenvolver atividades para estimular o cérebro, através do estimulo dos cinco sentidos e fazendo com que você pare de fazer atividades de forma mecânica e preste mais atenção nas ações, melhorando a concentração e a sua memória.

Acompanhe agora algumas atividades para estimular o cérebro e não deixar ele “enferrujar”.

MIOLO-Quais as melhores atividades para estimular o  cérebro

ATIVIDADE 1 – Treinando a concentração

Uma forma de estimular o cérebro e treinar a concentração é mudando a sua rotina. Isso irá nos tirar dos padrões e mecanização dos movimentos e pensamento.

Para treinar a concentração, você pode ter atitudes simples como, usar seu relógio de pulso no braço contrário ao que você usa; Andar pela casa de costas; Vestir-se com os olhos fechados; Tentar ver as horas através de um espelho; Trocar para o outro lado o mouse do computador; Escovar os dentes usando as duas mãos e outras pequenas trocas.

ATIVIDADE 2 – Treinando a memorização

A memorização também é muito importante, principalmente para quem precisa dela constantemente como atores e estudantes. Uma forma de estimular o cérebro para a memorização é ao entrar em uma local novo, tentar memorizar quantas pessoas existem no lado esquerdo e quantas tem do lado direito.

Também pode gravar os objetos que decoram um local e depois com os olhos fechados, enumerá-los. Outra dica interessante é tentar memorizar a sua lista de compras ao ir no supermercado, separando mentalmente o tipo de produtos que você precisa.

ATIVIDADE 3 – Treinando a criatividade

Para estimular o cérebro a ser mais criativo é necessário deixar a mente mais aberta e para que isso aconteça é preciso dedicar, no mínimo, meia hora por dia para pensar em coisas impossíveis e surreais.

Essa será a hora de deixar o eu pensamento vagar e pensar em ideias, mesmo que você as considere absurdas e bobas inicialmente.