CAPA-Quais as principais causas da dor na lombarA região lombar é a parte das costas  localizada acima dos glúteos, uma área vital da coluna vertebral e que tem a responsabilidade de fazer a sustentação de grande parte do peso da pessoas e ainda dar flexibilidade ao corpo.

Por sustentar tanto peso, a região lombar é bastante suscetível a lesões, principalmente nos seus discos intervertebrais ou fibrocartilagem.

A dor nas costas, em especial a dor na lombar, é considerada como a primeira causa de consulta médica no Brasil e a segunda em escala mundial, perdendo apenas para as dores de cabeça, segundo dados de estudos mundiais.

Entre os brasileiros, a dor nas costas é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população e desses percentual, um total de 68% busca tratamento, devido as fortes e incômodas dores, segundo pesquisas da Escola Nacional de Saúde Pública.


Segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde,  as dores nas costas são tão comuns que estima-se que 80% da população mundial (ou mais) terá ao menos uma dor nas costas durante toda a sua vida.

Dentre as principais doenças que acometem a região das costas e causa a sensação de dor na lombar, está a lombalgia.

Também conhecida como lumbago, essa doença é caracterizada pelo aparecimento de um conjunto de manifestações que causam fortes dores na região lombar, sendo decorrente de alguma anormalidade dessa região e que geralmente é definida pelos pacientes como uma tensão muscular, dor constante ou forte rigidez localizada nessa área.

MIOLO-Quais as principais causas da dor na lombar

Causas da dor na lombar ou lombalgia!

Em um patamar mais geral, as causas mais recorrentes de dor na lombar ou lombalgia são problemas associados a má postura, causados pela má posição para se sentar, se abaixar, se deitar, entre outros; Algum tipo de inflamação ou tipo de infecção que acometa a região e que não tenha os devidos cuidados durante o tratamento ou que simplesmente, não foram tratadas;

Também por  agravamento de situações ligadas a hérnia de disco;  Apresentar algum tipo de escorregamento de vértebra localizada na região lombar; Processo degenerativo de algumas das articulações que estão presentes na região (um tipo de artrose lombar) ou podem ser causado inclusive por problemas emocionais que não foram tratados.

Esse tipo de doença pode acometer pessoas de qualquer idade, mas de acordo com estatísticas médicas, é mais raro que a doença aconteça na infância e bem mais comum o seu aparecimento em pessoas com mais de 40 anos de idade.

A vida moderna tende a causar mais dor na lombar!

Mesmo sendo  bem mais comum o seu aparecimento dessas dores em pessoas com mais de 40 anos de idade, o percentual de jovens e adolescentes, acometido por essa dor nas costas têm aumentado devido a erros posturais, obesidade, sedentarismo, fatores influenciados diretamente pelo estilo de vida moderna.