CAPA-Quais as principais lesões que acometem o osso do fêmurO fêmur é um dos ossos longos do nosso corpo, que liga a região púbica ao ossos tíbia e fíbula, além da patela (joelho).

Como o fêmur está ligado a região púbica (quadril), lesões no osso do fêmur estão associadas ao alto número de fraturas do quadril e cirurgias para estas fraturas que tem aumentado significativamente na última década.

Esse aumento é explicado pelo aumento no número de pessoas idosas e maior incidência de osteoporose nas pessoas dessa faixa etária, pois com ossos mais fracos, as pessoas dessa faixa etária apresentam maiores riscos de fraturas, em especial do osso do fêmur.

Abaixo, listamos as principais lesões que acometem o osso do fêmur


1- Lesões do fêmur proximal (parte superior)

Lesões na cabeça do fêmur

Entre as principais está a necrose avascular de cabeça do fêmur condição que aparece com mais frenquencia nos pacientes que já apresentam fratura do colo do fêmur e pacientes qual já tem uma patologia de deslocamento do quadril.

Também é comum ocorrer o deslizamento da cabeça femoral epifisária, causando inflamação e inchaços no local. Outra lesão comum na cabeça do osso do fêmur é a osteonecrose não traumática da cabeça femoral, causada normalmente pelo uso indevido de corticosteróides e o abuso do álcool.

Lesões no colo femoral

Esse tipo de fratura ocorre em idosos, normalmente causado por quedas a partir da posição ereta, já em jovens está normalmente associada a traumas decorrente de acidentes de trânsitos ou queda de altura.

O tipo de fratura do colo femoral mais comuns são a quebra do trocanter maior, provocada pelo impacto direto sobre a face lateral do trocanter maior;

Fraturas na região trocanteira do fêmur:

A região dos trocanteres é a parte oposta a da cabeça do fêmur. As fraturas trocantéricas acontecem sempre envolvendo a área entre o trocânter maior e menor.

Esta é uma fratura comum na população com mais de 60 anos de idade, devido a perda óssea (principalmente osteoporose) e normalmente está associadas a queda da própria altura da pessoa.

MIOLO-Quais as principais lesões que acometem o osso do fêmur

2 – Lesões do fêmur distal (parte inferior)

Lesões do côndilo medial ou lateral:

Osteonecrose idiopática do joelho é um tipo de lesão que causa o comprometimento do côndilo femoral medial e a tíbia proximal, atingindo mais frequentemente, mulheres acima dos 50 anos de idade.

Lesões da tróclea

Uma das principais Lesões da tróclea do osso do fêmur é a displasia da tróclea femoral. Essa lesão é causada por um desenvolvimento anormal dos tecidos, que envolve a tróclea e a patela (joelho), e causado por problemas de anomalias celulares.