CAPA-Saiba quais os exercícios mais indicados para quem  tem asma

Durante muito tempo se falou que as pessoas que tem asma deveriam não praticar nenhum exercício físico, mas essa ideia é errada.

Alguns estudos recentes demonstraram que a condição física dos asmáticos, normalmente, é menor do que a condição física da população de mesma faixa etária e sem asma.

Isto acontece porque, quanto menos exercício faz, pior fica a condição física do indivíduo e por isso é necessário que a pessoa com asma faça exercícios.

O asmático, também deve ter a oportunidade de usufruir dos benefícios do exercício para a saúde e para orientar as pessoas que tem asma ou os pais de filhos asmáticos que fizemos esse artigo com os exercícios mais indicados para quem tem asma e outras complicações respiratórias, como a bronquite.


MIOLO-Saiba quais os exercícios mais indicados para quem  tem asma

O que são complicações respiratórias?

De forma geral, esse termo compreende as principais doenças que atingem ao sistema respiratório do ser humano e as principais e mais comuns são a asma e a bronquite.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica, que atinge as vias respiratórias do corpo humano e provoca sintomas como a falta de ar e a tosse frequente.

O pulmão do asmático apresenta apenas uma diferença em relação ao pulmão de um não asmático que é a sua maior sensibilidade aos agentes externos causadores de crises, como poeira e fumaça.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma das mais comuns do mundo acometendo cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo, a asma. Somente no Brasil, a asma atinge cerca de 10% da população total do país, um número bastante grande em comparação a pacientes acometidos por outras doenças.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, ou seja, a bronquite atinge os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios (canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares e permitem uma boa respiração) e assim faz com que eles parem de eliminar o muco presente nas vias respiratórias.

Isso acarreta no acúmulo de secreção e faz com que eles fiquem sempre inflamados e contraídos. A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, mas pode ser resultado de uma infecção por bactérias.

Todas as duas doenças tem restrições bem semelhantes quanto aos exercícios físicos.

Quais os exercícios mais indicados para quem tem asma ou outras complicações respiratórias?

DICA 1 – Atletismo ou ciclismo estão desaconselhados

Estes são esportes de longa duração e por isso expõem os brônquios a um maior esforço de respiração e é mais provável o surgimento da crise asmática.


DICA 2 – Tênis ou o pingue-pongue são mais aconselhados

Estes são esportes mais ligeiros e parcelados e por isso são mais aconselhados. Eles permitem a existência de períodos de descanso entre os períodos de esforço.

DICA 3 – A natação é uma ótima escolha

A natação, é o melhor exercício para quem tem asma, pois o ambiente úmido e quente da piscina, além da posição horizontal que o corpo fica durante a pratica do esporte, favorecem ao fortalecimento dos músculos respiratórios e a expulsão do muco.

Atenção!

Em algumas pessoas, a asma surge exclusivamente quando está associada à atividade física e é denominada de “asma de esforço”.

Por isso, deve-se sempre consultar um médico para melhor orientação.