quais-sao-os-suplementos-alimentares-mais-usados
Todas as pessoas que estão envolvidas com atividades físicas nas academias já utilizam ou estão considerando a possibilidade de utilizar suplementos alimentares para maximizar seus resultados, não importa qual seja seu objetivo com a prática de esportes, há suplementos indicados para os mais diversos objetivos como perder peso, ganho de massa muscular, melhora em sua performance durante os treinos, entre tantos outros.

Aqui poderá encontrar uma lista com os suplementos alimentares que são mais procurados pelos praticantes de atividades físicas, que são também os que apresentam os resultados mais expressivos dentro do que são destinados a fazer.

Aqui estou dividindo os suplementos alimentares em dois grandes grupos, sendo ganho de massa muscular e perder peso, mas vale lembrar que não há uma linha rígida separando estes grupos, mesmo possuindo um objetivo poderá em determinados momentos utilizar suplementos alimentares do outro grupo para ter melhores resultados, como por exemplo fisiculturistas que utilizam termogênicos para ter uma melhor definição muscular.

Para ganho de massa muscular

Dentro deste grupo temos diversos tipos de praticantes de atividades físicas, desde os que buscam ganhos extremos como os fisiculturistas profissionais, passando pelos praticantes de musculação e também os atletas de muitas modalidades esportivas, praticamente todos os esportes necessitam que o praticante tenha ganho de massa muscular para que tenha um bom desempenho.


Antigamente quando se falava em ganhar massa muscular o suplemento alimentar rapidamente citado era o hipercalórico, que realmente auxilia no ganho de massa muscular e peso,porém não ajuda a ganhar massa muscular magra que é o ideal, o que acabou deixando seu uso para casos específicos de pessoas que possuem dificuldade para ganhar peso. Atualmente os produtos mais buscados para ganho de massa muscular magra e aumento de performance nos treinos são:

Whey Protein: este tipo de suplemento alimentar é constituído de proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas que são rapidamente absorvidas por seu organismo e ficando a disposição de seus músculos em poucos instantes, há diversas marcas de whey protein a venda, algumas inclusive adicionadas de outros suplementos como BCAAs e Glutamina, que também são excelentes para o desenvolvimento muscular.

Creatina: para praticantes que buscam ganhar volume muscular e aumentar sua explosão muscular a creatina é certamente a melhor escolha, quando se toma creatina e pratica seus exercícios regularmente o ganho de volume é aparente em questão de pouco tempo, isso sem falar que a creatina também ajuda a ter um melhor desempenho por fornecer mais força a seus músculos que estarão mais hidratados devido ao efeito da creatina.

GH: os suplementos que utilizam “GH” em seu nome são todos precursores hormonais, especificamente do “growth hormone” que é o hormônio do crescimento. Este tipo de suplemento alimentar é indicado para praticantes de musculação que atingiram seu platô muscular, ou seja, por mais que treinem do ponto em que estão em diante só ganharão mais músculos com auxílio dos suplementos mais avançados.

Para Perder Peso em Dietas

Muitas pessoas buscam perder peso através de dietas por fins estéticos ou mesmo de saúde, mas vale lembrar que existem diversos esportes em que as competições são elaboradas com base no peso dos competidores, o que faz com que muitos atletas se vejam na tarefa de perder peso, mesmo já tendo um corpo esteticamente perfeito pode acontecer de precisar diminuir seu peso.

Quando se fala em perder peso através de suplementos alimentares é importante lembrar que tomar os suplementos não faz com que deixe de ser necessário manter uma atividade física regular, os suplementos irão apenas potencializar os resultados de sua dieta e de seus exercícios.

Shakes para emagrecer: dos suplementos alimentares para perder peso certamente o mais conhecido é o shake para emagrecer (que existem de diversas marcas), o que tornas estes shakes tão atrativos é que com eles se pode substituir uma refeição diária pelo shake, desta forma reduzindo bastante a quantidade de calorias ingeridas e mantendo a ingestão de nutrientes essenciais normal.

Fibras: as fibras são também muito conhecidas por ajudar a regular o metabolismo e ainda a manter por mais tempo a sensação de saciedade, são frequentemente consumidas em ração humana e também em alguns suplementos alimentares desenvolvidos à base de fibras.


Termogênicos: estes são os mais radicais para a perda de peso, alguns inclusive são sucessos absolutos de venda, como por exemplo o Lipo 6 da Nutrex. Os termogênicos auxiliam a queimar gordura corporal a transformando em fonte de energia para a prática de sua atividades.

Estes não são os únicos tipos de suplementos alimentares, porém são os que estão fazendo mais sucesso nas academias e a cada dia apresentando ótimos resultados em quem os utiliza!