CAPA-Qual o meu peso ideal

Se engana quem pensa que a preocupação com o peso ideal é apenas uma questão estética! Medidas como o seu peso com relação a sua altura e a sua circunferência abdominal revelam muito sobre a sua saúde.

Para poder te ajudar a tirar as suas dúvidas sobre o seu peso ideal e dar um dica de como calcular ele de forma rápida é fácil que fizemos este artigo de hoje.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a medida normal para a circunferência abdominal das pessoas do sexo masculino deve ser abaixo dos 102 cm, sendo o ideal uma circunferência menor que 94 cm.

Já a medida considerada normal para a circunferência abdominal das pessoas do sexo feminino deve ser um valor abaixo de 88 cm, sendo um valor inferior a 80 cm considerado o ideal.


Perigos da circunferência abdominal fora do padrão!

Em situações normais, a gordura abdominal é benéfica a nossa saúde, pois é ela que tem a função de envolver e proteger órgãos vitais, como os intestinos, o pâncreas, o fígado em caso de impacto ou algum tipo de pressão corporal anormal.

Mas quando essa gordura abdominal está em excesso no organismo, ela é maléfica e provoca problemas sérios como maior risco de desenvolver problema cardiovascular, doença cerebrovascular e a diabetes. Por isso é sempre importante saber as suas medidas e o seu peso ideal.

Para saber se você está no seu peso ideal, a forma mais simples e confiável é você fazer um cálculo chamado de “Índice de Massa Corporal” ou “IMC”. Nele você verifica o seu peso ideal, pela forma mais usada para medir o índice de obesidade e considerado como o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade das pessoas.

O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser feito com uma simples conta, onde você divide o seu peso (medido em quilogramas), pela sua altura (medido em metros), esta elevada ao quadrado.

MIOLO-Qual o meu peso ideal

Calcule se você está acima do peso!

Acessando ao link a seguir – http://www.calcule.net/imc.calculo.indice.de.massa.corporal.a.php – você poderá ver se você está acima do peso e ainda conferir o intervalo de peso que é considerado normal para a sua altura.

Todos os resultado dados por esse site estão de acordo com os critérios usados pela NHANES II survey (National Health and Nutrition Examination Survey), durante a pesquisa realizada nos Estados Unidos entre os anos de 1976 e 1980.

Esse calculo não é totalmente livre de erros, mas o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) ainda é o considerado a forma mais rápida para se obter as informações sobre o seu peso ideal e saber se ele está abaixo do peso normal, um pouco acima do peso ideal, um pouco abaixo ou em estado de obesidade.