Quando o assunto é fazer uma boa suplementação alimentar sempre surgem muitas dúvidas, sejam sobre suplementos para ganhar massa muscular, suplementos para emagrecer ou para melhorar sua performance em determinada atividade física. Estas dúvidas tendem a ser ainda maiores quando queremos melhorar nosso desempenho em atividades físicas que são de certa forma “pouco conhecidas”, ou ainda muito recentes nas academias.

Geralmente escolhemos os suplementos alimentares com base apenas no objetivo principal, podendo ser ganhar massa muscular ou emagrecer, é justamente aí que a coisa complica quando o assunto é Crossfit, afinal esta é uma modalidade que atende a uma série de objetivos, que é justamente o que costuma deixar os praticantes um pouco perdidos no momento de suplementar.

Como o Crossfit atende a diversos objetivos diferentes existem diferentes tipos de suplementação que podem ser feitos de acordo com cada etapa de seu treinamento e desenvolvimento pessoal. A seguir poderá conferir algumas dicas dos tipos de suplementos mais indicados para cada objetivo durante seus treinos de Crossfit.

Suplementos para Crossfit Segundo seu Desenvolvimento!

Geralmente quando começamos a treinar Crossfit o primeiro objetivo é queimar gordura, mesmo as pessoas que não são propriamente obesas acabam tendo um índice de gordura corporal elevado devido ao sedentarismo aliado de uma má alimentação. Durante este início de treino já deverá buscar por uma dieta equilibrada, uma boa hidratação e se for utilizar algum tipo de suplemento o mais indicado é fazer suplementação com termogênicos.


Após algum tempo de treino notará que seu corpo está mudando, a gordura já praticamente desapareceu, porém seus músculos ainda não está se destacando porque não estão se desenvolvendo adequadamente. O desenvolvimento muscular acontece no Crossfit, porém não com a mesma facilidade com que ocorre na musculação, os exercícios de Crossfit são bastante exigentes para com a musculatura, justamente por isso é importante cuidar para que tenha uma boa recuperação muscular, para isso poderá suplementar com:

Whey Protein: seu corpo precisa de proteínas para fazer uma boa recuperação muscular após o treino, por melhor que seja sua alimentação é fundamental ter boas doses de proteínas no pós treino.

BCAAs: tão importantes (ou mais) do que fazer a suplementação com Whey Protein é suplementar com BCAAs, que são aminoácidos de extrema importância para sua musculatura, é através destes aminoácidos que seu corpo cria células musculares e também ajudam a evitar o catabolismo (um problema bastante recorrente no Crossfit).

Para quem já faz Crossfit a mais tempo ou mesmo exercícios conhecidos como Calisthecnics (do vídeo) é altamente recomendado que seja feita também a suplementação com Glutamina, que embora seja um aminoácido não-essencial e inclusive o aminoácido mais abundante na musculatura é também o mais consumido pelo corpo neste tipo de exercício, portanto fazer esta suplementação pode ser a diferença entre um treino “aceitável” e um treino “insano”.

Vídeo de Calisthenics com Frank Medrano!

Calisthenics é também um tipo de exercício extremamente exigente para a musculatura, além de desenvolver volume muscular já com uma excelente definição ainda trabalha também força, coordenação motora, resistência e condicionamento físico. Este tipo de exercício também pode ser feito por qualquer pessoa uma vez que possui diversos níveis de dificuldade, o que lhe permite ir se desenvolvendo com o passar do tempo.

Outra grande vantagem do Calisthenics é não necessitar de muitos aparelhos para se praticar, principalmente no níveis menos avançados em que a maior parte dos exercícios são feitos no chão e utilizando apenas o peso do corpo e os efeitos da gravidade. Com esta grande facilidade e eficácia dos exercícios realmente é um tipo de exercício que deve ser levado em consideração.