Sabe qual é o alimento, considerado um dos mais completos do mundo, depois do leite materno? É a quinoa, um grão originário dos Andes e consumido a mais de 5 mil anos pelo povo inca e segundo a ONU, é o alimento mais nutritivo do mundo, perdendo apenas para o leite materno.

O grão da Quinoa são as sementes da planta Chenopodium quinoa e sua popularidade no Brasil é recente. Lá fora, a quinoa é chamada de o “O ouro dos Incas” ou “Superalimento” devido ao seu grande valor nutricional. A quinoa é rica em fibras, carboidratos , aminoácidos, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais.

Os benefícios da Quinoa

Seus benefícios para a saúde são inúmeros, sendo muito útil no tratamento e prevenção de muitas doenças como aterosclerose, câncer, diabetes, doenças cardíacas, enxaquecas etc. É um alimento que ainda pode ser um grande aliado na dieta dos celíacos, já que não contém glúten.

Segundo estudos, esse grão mágico, ainda ajuda a combater o envelhecimento, a criar massa muscular e ainda pode ser um grande aliado na perda de peso, pois suas fibras ajudam a promover a saciedade, inibindo assim o apetite, além de dar energia, disposição e vitalidade.


Fonte de proteínas e aminoácidos
A quinoa pode ser um ótimo substituto para a carne, já que contem um grande fonte de proteínas, ricas em aminoácidos essenciais, como a lisina, que ajuda na reconstrução das fibras dos tecidos musculares.

Fonte de fibras
A quinoa possui muitas fibras que ajudam a regular o intestino e ainda ajuda a preservar as bactérias benéficas da flora intestinal. As fibras ainda ajudam a prevenir doenças cardíacas e mantem a pressão sanguínea equilibrada, prevenindo assim a Hipertensão.

Fonte de carboidratos complexos
A quinoa ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, e com isso provoca sensação de saciedade, estimulando assim o emagrecimento. É um alimento que pode ser consumido por diabéticos, pois ajuda a controlar  a glicemia no sangue.

Fonte de minerais
A quinoa é rica em minerais como manganês e cobre, que juntos se tornam um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e células cancerosas. O cobre ainda ajuda na produção de melanina e auxilia na oxidação da glicose e atua como catalizador da hemoglobina.

Fonte de Vitamina B2
A vitamina B2 (Riboflavina) aliado aos minerais magnésio e potássio protegem as artérias e vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose, mantendo as artérias saudáveis e com isso também auxilia na prevenção da hipertensão e doenças do coração.

Como consumir a quinoa

Apesar da popularidade recente, a quinoa pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em forma de farelos, flocos, grãos, sementes ou até mesmo farinha. É um alimento que possui grande versatilidade, pois pode ser incluída em diversas preparações de alimentos como sopas, caldos, feijão, guisados, refogados, ou até mesmo em saladas.

Os flocos de quinoa podem incrementar seu cereal matinal, junto com frutas, leite, iogurtes, sendo assim um alimento muito nutritivo para o café da manhã. A farinha de quinoa é muito mais saudável que a farinha refinada, e com ela podemos fazer desde pães, bolos, biscoitos e até massas.

Com um pouco de criatividade você pode encontrar várias formas de incluir esse ouro dos incas em sua dieta e tenho certeza que não se arrependerá, pois seus benefícios são enormes para a saúde e ainda pode ajudar a conquistar a silhueta que sempre quis, desde que ela esteja incluída dentro de uma dieta saudável e atividade física.