brocolis
Se tem um alimento que não pode faltar na dieta de qualquer pessoa é o brócolis. Este vegetal é considerado um “super alimento” e existe boas razões para isso. É rico em diversos nutrientes que são essenciais para o organismo como vitamina C, vitamina A (betacaroteno), vitamina K, ácido fólico, cálcio e fibras.

Pra quem não consome muitos produtos lácteos, o brócolis pode fornecer uma quantia considerável de cálcio, que como sabemos é importante para a saúde óssea. Aliás, os benefícios do cálcio vão mais longe. Também possui potássio e magnésio, dois minerais que ajudam a reduzir a pressão sanguínea.

Uma xícara de brócolis fornece a quantidade diária de vitamina C necessária ao organismo e juntamente com o betacaroteno ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra inúmeras doenças. O brócolis possui sulforafano, um composto importante que desintoxica e regera os tecidos.

O sulforafano também é conhecido por suas propriedades anti-cancerígenas e e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir diversos tipos tipos de inflamações e cânceres como de cólon, mama e próstata. Estudos recentes também concluíram que este composto retarda um tipo de artrite chamada de osteoartrite dolorosa.


As propriedades antioxidantes do brócolis também ajudam a prevenir diversas condições de saúde como doenças oculares (catarata), doenças cardíacas e vários tipos de câncer. O Brócolis também é uma grande fonte de fibras solúveis e insolúveis que como também sabemos, é imprescindível para a saúde.

Diante de tantos benefícios para a saúde, não é à toa que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que este alimento seja consumido mais vezes por semana. E ainda tem mais: 1 xícara de brócolis cozido fornece apenas 50 calorias, ou seja é um alimento obrigatório em qualquer plano de dieta.

Agora que você já está por dentro de todos os benefícios do brócolis, não esqueça de consumi-lo mais vezes. Sua saúde agradece!