Aprenda agora a fazer a albumina caseira e o isotônico caseiro, ótimos suplementos caseiros para ganhar massa muscular! Um suplemento caseiro para ganhar massa muscular deve ser rico em elementos que ajudam o nosso corpo a liberar energia e construir músculos ao longo do dia, com nutrientes de rápida, média e longa digestão.

Confira algumas receitas que atendem a esse pré-requisito.

1 – Receita de suplementos caseiros para ganhar massa muscular: albumina caseira

A albumina é um alimento hiperprotéico, ou seja, com grandes quantidades de proteínas de alto valor biológico e que proporciona maior material para hipertrofia muscular.

Ela é feita a partir da clara do ovo de galinha e devido à sua alta digestibilidade e o fato de conter todos os aminoácidos essenciais, nas quantidades e proporções ideais para o corpo, a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal.


Ela também pode ser usada por pessoas cujas dietas necessitem de grandes quantidades de proteína ou pessoas com deficit de proteínas no organismo e é uma excelente suplementos caseiros para ganhar massa muscular.

A albumina caseira apresenta os mesmos componentes da albumina industrializada e tem como vantagem a possibilidade de poder ser enriquecida com os sabores que você quiser, através da adição de frutas, mel e outros elementos.

A única desvantagem da albumina caseira é a sua menor concentração de proteína por grama, pois a industrializada apresenta a proteína isolada enquanto a albumina caseira tem outros nutrientes que também compõem a clara do ovo (excelentes a saúde) na sua receita.

→ Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 banana maça (pequena)
  • 250 ml de leite desnatado

→ Modo de fazer

  1. Pegue um ovo (de tamanho médio) e separe com cuidado a clara e a gema do ovo. Você irá retirar a gema e deixar apenas a clara do ovo.
  2. Em um liquidificador, coloque a clara do ovo crua e junte com uma banana-maça, que servirá para tirar o cheiro característico do ovo e dar um gostinho melhor a sua albumina caseira. A banana também é rica em um nutriente chamado potássio, cujo consumo previne o aparecimento da cãimbras musculares, além de adoçar naturalmente a albumina caseira por ter em sua constituição 60% de açúcar.
  3. Se quiser adicionar ainda mais gosto a sua albumina caseira, é só acrescentar mais frutas.
  4. Junte com 250 ml de leite desnatado.

2 – Receita de suplementos caseiros para ganhar massa muscular:  Isotônico Caseiro (o famoso Gatorade)

O uso de isotônico é importante porque é necessário fazer a reposição das perdas de água devido ao suor durante o exercício e a reposição de eletrólitos (em especial o sódio) perdidos na transpiração durante o exercício.

A reposição de carboidratos utilizados do fígado e músculos exercitados também é uma indicação para o uso de isotônico. A receita a seguir é para preparação de 300 ml de isotônico caseiro.

→ Ingredientes:


  • 250 ml Suco natural de fruta cítrica (laranja, limão, tangerina )
  • 10 gramas ou 01 colher cheia de sopa de Mel
  • 1 grama ou 01 colher rasa de chá de Sal
  • 50ml água gelada
  • Gelo a gosto

→ Modo de fazer

  1. Coloque todos os ingredientes em uma garrafa.
  2. Agite todos os ingredientes na garrafa e utilize antes, durante e após a atividade física.

OBS: Não armazenar por mais de 4 horas porque isso compromete o sabor!