cuticula1

Utilizamos tanto nossas mãos durante o dia e durante toda nossa vida que acabamos por não ter o devido cuidado que elas merecem. As nossas mãos sempre estão em contato com vários ambientes ricos em bactérias, sendo a sua única proteção, ter as unhas e cutículas bem fortes e saudáveis.

Muitos brasileiros, principalmente mulheres, acabam perdendo essa proteção pelo hábito de cortar cutícula, transformando a sua unha em porta de entrada para doenças infecciosas. Nesse artigo vamos te contar como ter unhas bonitas sem necessariamente cortar cutícula e saber o mal que esse hábito traz a sua saúde.

O hábito de cortar as cutículas é um hábito do Brasil

Você sabia disso? Somente no Brasil é retirada a cutícula. Nos salões em todo território a realidade que encontramos é a de que muita gente tem a convicção de “mão bem feita” apenas quando é retirada toda a pele ao redor da unha, ou seja, a cutícula.

Mas fora do país esse hábito simplesmente não existe, vários blogs falam sobre essa diferença cultural e mostra como é possível ter unhas bonitas sem ter que cortar cutículas, além de ser muito mais saudável.


Ao permanecer com as cutículas intactas você terá benefícios como tornar as unhas mais fortes e saudáveis, pois as cutículas são protetoras do organismo e como nossas mãos são partes sempre em contato com superfícies contaminadas, uma vez que essas cutículas são retiradas você estará abrindo porta para entrada de bactérias e fungos, agentes estes que tornarão suas unhas mais frágeis e quebradiças.

Outra vantagem de deixar a cutícula é que o esmalte ganha uma moldura natural, deixando o acabamento do trabalho muito mais bonito.

cuticula2

Tirar cutículas é abrir a porta de entrada para doenças infectocontagiosas!

Apesar de ter uma lei que trata sobre os estabelecimentos de beleza a esterilizar os seus equipamentos, como o alicates, mesmo tendo esse cuidado ao cortar cutícula você poderá adquirir uma dessas doenças, entre outras:

Hepatite

É qualquer degeneração do fígado, sendo as mais frequentes causas são as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool . A hepatite B é transmitida através do contato com sangue ou fluidos do corpo de alguém infectado, por isso o salão de beleza é um ótimo lugar para a contrair.

Micose

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos, elas são contagiosas, podendo ser transmitidas de uma pessoa para outra.

Como deixar as cutículas finas sem tira-las?

Saiba que quanto mais se tira as cutículas, mais elas crescem. Uma alternativa é usar o hidratante chamado “PrimeCuticle”, que regenera e revitaliza a pele das mãos.