saiba-escolher-suplementos-alimentares-sem-correr-riscos
A quantidade de suplementos alimentares a venda tanto em lojas físicas como também pela internet é muito grande, a cada dia também são lançados novos suplementos com as mais variadas finalidades, desde suplementos para quem deseja perder peso como Diet Shake, suplementos para ganho de força e explosão muscular como a Creatina ou mesmo os suplementos para ganho de massa muscular como o Whey Protein. Em meio a tantas alternativas surge a questão: será que todos estes suplementos alimentares são realmente seguros para você?

Um primeiro ponto que deve ser notado é que suplementos que contenham substâncias ilegais ou que sejam prejudiciais a saúde de qualquer pessoa não serão liberados pela ANVISA, porém muitos suplementos alimentares que são liberados pela ANVISA mesmo não tendo substâncias ilegais podem ser potencialmente perigosos para algumas pessoas, aqui entenderá porque e como não correr estes riscos!

Muitos suplementos alimentares possuem substâncias que para a maior parte das pessoas são inofensivas, porém para algumas podem ser perigosas, como lactose ou frutose por exemplo são substâncias bastante comuns em suplementos alimentares.

Quais são os Principais Riscos?

O maior risco é realmente o de ingerir substâncias as quais possui intolerância, pois nestes casos podem ocorrer reações graves em seu corpo, porém estes não são os únicos riscos, vale lembrar que mesmo substâncias benéficas ao corpo podem se tornar altamente prejudiciais quando ingeridas em excesso, aqui mostrarei um exemplo claro de como isto acontece

.Vamos ter como exemplo a vitamina B3 (Niacina), que é uma vitamina muito benéfica para o corpo quando ingerida em quantidades aceitáveis, porém há suplementos que a utilizam em maiores quantidades para que tenha um efeito estimulante, como é o caso do Hot Blood que possui 350% da quantidade diária recomendada por dose, que é uma quantidade que beira uma dosagem de risco.

Mas se estiver com uma boa alimentação esta quantidade diária já subirá mais um pouco, digamos que para 400% do que deveria, e se estiver também tomando uma dose diária de Diet Shake que oferece mais 25% por dose estará ingerindo 425% da quantidade necessária de Niacina, o que certamente irá resultar nos desagradáveis efeitos de vitaminose por B3, que entre outros sintomas pode desencadear depressão e fortes dores de cabeça, problemas de pele, etc.

Veja que este foi apenas um exemplo levando em consideração apenas uma vitamina da composição, no caso a B3 (Niacina), mas isto deve ser observado sempre em toda a composição.

O que Verificar no Momento de Escolher o Suplemento Alimentar?

A primeira coisa a ser verificada é realmente se o suplemento alimentar pode ou não ser comercializado no Brasil, pois as regulamentações são diferentes de um país para outro. Após isto deve observar atentamente quais são as vitaminas e suas quantidades por dose, sempre lembrando de evitar ultrapassar a quantidade recomendada por dia, que seria 100% de IDR (Ingestão Diária Recomendada).

Também deve observar se possui em sua composição qualquer substância que saiba ser alérgico ou por algum motivo tenha intolerância. Caso não saiba opte por tomar uma dosagem menor nas primeiras vezes, desta forma caso tenha alguma reação desagradável esta tende a ser mais amena com dosagens menores.

Um suplemento Alimentar que Oferece Riscos é de Baixa Qualidade?

Definitivamente não! É um erro pensar desta forma, pois os suplementos alimentares são desenvolvidos para suprir necessidades de praticantes de atividades físicas, cada tipo de suplemento  é desenvolvido para atingir objetivos específicos.

O que pode tornar um suplemento alimentar perigoso para uma pessoa é seu uso indevido, ou seja, tomar suplementos de forma indiscriminada sem estar atento ao que está ingerindo e em que quantidades, isto sim é perigoso. Embora os suplementos alimentares sejam vendidos sem a necessidade de uma prescrição médica eles devem preferencialmente ser utilizados com o acompanhamento de um profissional qualificado, desta forma evitando que tome suplementos que não sejam indicados para você!