CAPA-Saiba quais são as mais frequente doenças causadas  por vírus, no Brasil e como evita-lásAs doenças virais, doenças causadas por vírus, são as principais causas de visitas ao médico ou ao posto de saúde, em especial, nos períodos de clima mais frios como o inverno e o outono.

Apesar de serem mais frequentes em períodos de clima mais frios, as doenças causadas por vírus podem aparecer em qualquer época do ano e são facilmente transmitidas.

Hoje vamos saber sobre as mais frequente doenças causadas por vírus, no Brasil e aprender alguns hábitos que evitam que você contraia essas doenças virais.

Elas podem ter várias fatores de aspersão, que vão desde o ar, no caso dos vírus que causam a gripes e os resfriados, picada de uma fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus, no caso de vírus que causa a dengue e transmitida sexualmente, no caso do vírus que causa o HPV.


O que são vírus?

Os vírus são organismos infecciosos de escala microscópica, que precisam viver dentro de uma célula hospedeira para que possa se multiplicar.

Esse hospedeiro pode ser um animal ou o ser humano e uma vez o vírus instalado no organismo, ele se espalha para outras células e mata a célula hospedeira anterior, causando fraqueza e debilidade no hospedeiro, enquanto o organismo estiver combatendo a contaminação viral.

Acompanhe abaixo as mais frequente doenças causadas por vírus e como combate-las:

MIOLO-Saiba quais são as mais frequente doenças causadas  por vírus, no Brasil e como evita-lás

Gripes e resfriados

Tanto a gripe, quanto os resfriados são causados por vírus, mas elas se diferenciam na gravidade dessa contaminação.

De acordo estudos sobre infecções virais, o vírus causador dos resfriados atacam as células do trato respiratório superior, enquanto que o vírus que causa a gripe atinge as células superiores e as inferiores do trato respiratório e por isso tem sintomas mais severos do que os resfriados.

Algumas formas de evitar o aparecimentos dessas doenças causadas por vírus é tomar sol, já que os vírus que causam a gripe e o resfriado são bastante sensíveis ao calor e está sempre com o corpo limpo, pois grande parte das contaminações por vírus da gripe e do resfriado acontecem através do toque da mão infectada no nariz, olhos ou boca.

Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus, que é transmitido para uma pessoa, quando esta é picada por uma fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus.

A melhor forma de evitar a contaminação pelo vírus da dengue e combatendo o vetor (o mosquito), por isso é essencial limpar os ambientes e se livrar de matérias que possam acumular água.


Quanto ao tratamento, indica-se que ele se baseia no uso de remédios com efeito analgésicos e antitérmicos (como o paracetamol ou dipirona), com objetivo de controlar a febre e diminuir as dores por todo o corpo. Já no caso da dengue hemorrágica, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

HPV (Human Papiloma Vírus)

O HPV (Human Papiloma Vírus) é um vírus que se instala na pele e nas mucosas (como vulva, vagina, boca, colo de útero e pênis) da pessoa contaminada e se caracteriza por ser uma DST – Doença Sexualmente Transmissível.

Ele causa o surgimento de verrugas de tamanho  que podem variar entre poucos milímetros a até 1 cm, em regiões de mucusa como na vagina, no pênis, na boca, no ânus e na garganta do homem e da mulher.

Para se prevenir do contrair o HPV sempre deve-se usar de camisinha masculina ou a feminina.