CAPA-Saiba tudo sobre a Asma

O nosso artigo de hoje irá dar informações sobre uma das condições de doenças crônica, que segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma das mais comuns do mundo acometendo cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo, a asma.

Somente no Brasil, a asma atinge cerca de 10% da população total do país, um número bastante grande em comparação a pacientes acometidos por outras doenças.

O que é asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica, ou seja, uma inflamação que sempre volta a acontecer, que acomete as vias aéreas do corpo humano e provoca falta de ar e tosse. A grande diferença entre uma pessoa que sofre de asma e um não asmático é a maior sensibilidade que o pulmão do asmático.

O pulmão de um asmático funciona como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados do que um pulmão saudável.


Isso  faz com que pequenas quantidades de fatores irritantes ao pulmão (como um pequeno foco de fumaça), que em um pulmão normal não gerariam reação, mas em um pulmão de um asmático é como se essa irritação fosse maximizada e provoca o fechamento dos brônquios do pulmão.

MIOLO-Saiba tudo sobre a Asma

Asma é hereditário?

Há estudos que apontam que há genes responsáveis pela transmissão da asma entre as gerações, mas ainda não se conhece a capacidade de penetração desses genes.

Por isso, provavelmente, a asma é doença hereditária, sim!

Porém ter a doença não se é determinada apenas por um gene e possuí-lo não significa que a pessoa ficará doente. Mas, os estudos comprovam que, se um dos pais for asmático ou se os dois forem o esse risco do filho(a) ter a doença cresce consideravelmente.

O que provoca asma?

O fator hereditário está em estudos e é provável que seja um dos causadores da asma. Outro fator que provoca a asma, a não ser a herança genética, é a exposição continuada da pessoa a certos fatores ambientais podem ser responsáveis por desencadear uma crise asmática.

Um exemplo desse ambiente desencadeante seria a exposição por um grande período de tempo a poeiras orgânicas, resíduos de madeira, feno (para alimentação de animais) ou até mesmo pó de serragem.

Como tratar a asma?

São sintomas das pessoas que sofrem de asma: ter padrão de respiração anormal, respiração para temporariamente, dor no peito, aperto no tórax, tosse com ou sem produção de secreção, repuxar a pele entre as costelas durante a respiração, deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade e respiração ofegante, que pode ser pior à noite ou no início da manhã, piora quando se inspira ar frio, com exercício e com azia.

Broncodilatador natural

É possível evitar o uso de broncodilatadores e anti-inflamatórios, usando alguns alimentos que tem propriedades broncodilatadoras como:


O aipo, que ajuda a melhorar seu sistema imunológico, isso porque o aipo é uma importante fonte de vitamina C, que pode reduzir os sintomas de resfriados e problemas inflamatórios sérios, como a reumatoide, a artrite e a asma.

Outros alimentos bons são alcachofra, cenoura, salsa, banana-maça e maçã.