barriga-tanquinho
Tanto quem busca por emagrecimento como também quem tem o objetivo de ganhar músculos tem um obstáculo em comum, que é conquistar a tão sonhada barriga “tanquinho”, que atualmente é quase um “troféu” de sucesso nos treinos. O fato é que mesmo quem já emagreceu e quem já possui uma boa quantidade de massa muscular simplesmente não possuem este tipo de barriga, aqui entenderá o motivo disto e como finalmente conquistar mais este objetivo em seus treinos!

Antes de qualquer coisa é importante que já saiba (e aceite) que se está treinando, faz abdominais e não possui uma barriga “taquinho” é pelo simples fato de que está treinando da forma errada! Apenas fazer sabe-se lá quantas séries de infinitas repetições de abdominais NÃO vai desenvolver a musculatura de seu abdome, isto vai apenas dar mais resistência e não mais volume!

Entenda que a musculatura de sua barriga não possui NADA de diferente da musculatura de outras partes do corpo, então sabendo disso agora lembre-se de que o que desenvolve o músculo é o trabalho com pesos, não é mesmo? Agora me diga, de onde tirou a ideia de que com a barriga seria diferente? Para desenvolver a musculatura abdominal vai ter que trabalhar com pesos SIM!

Construindo Músculos Fortes para uma Barriga Tanquinho em 2 Passos!

Exatamente como se faz na construção de qualquer outro grupo muscular, antes de pensar em definição é preciso pensar em construir o músculo em si, ou seja em desenvolvimento muscular. Para isso é preciso trabalhar a região do abdome utilizando pesos e fazendo os exercícios em séries (algo como 3 séries de 15 repetições por exemplo).

Mas apenas 45 abdominais?

SIM, você estará trabalhando com pesos, é exatamente o processo de hipertrofia que deveria ser feito em qualquer outro grupo muscular. Não há motivos para levar o músculo à fadiga fazendo inúmeros abdominais sem pesos se o objetivo é desenvolver a musculatura.

Mas mulheres também devem trabalhar com pesos?

SIM, mesmo sendo mulher se o objetivo é conquistar uma barriga tanquinho terá de desenvolver a musculatura, para isso só trabalhando com pesos. Mas não há com o que se preocupar com relação a ficar com o corpo masculinizado, todo o sistema hormonal feminino é diferente do masculino e o corpo não ficará masculinizado por trabalhar com pesos (desde que NÃO utilize anabolizantes esteroides androgênicos).

Nesta fase de construção muscular os suplementos alimentares mais indicados são Whey Protein, BCAA, Creatina e outros compostos pré e pós-treino. Também vale lembrar que para desenvolver músculos é fundamental ter uma dieta rica em proteínas, para isso tome por base algo entre 2 a 3g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia, por exemplo:

Digamos que você pesa 70kg e fará uma dieta com base em 3g de proteínas por kg, teremos a seguinte conta ==> 70Kg x 3g = 210g de proteínas por dia.

Os carboidratos também possuem um papel importante para quem pretende construir músculos, principalmente com relação ao fornecimento de energia para o corpo durante os treinos (assim evitando que retirem esta dos músculos). Calcular a quantidade de carboidratos é muito complicado pois dependerá muito da intensidade de seu treino, quanto mais intenso certamente mais carboidratos irá precisar (mas não exagere para não ter problemas com gordura localizada).

Como Conquistar a Definição Muscular!

Treinando como o indicado acima, acompanhando uma boa dieta e fazendo a suplementação alimentar adequada certamente seus músculos abdominais já terão se desenvolvido bastante em alguns meses, porém isto ainda não estará tão aparente devido a uma capa de gordura que fica entre a musculatura e a pele. Agora nesta segunda etapa do treino o foco será tirar esta gordura localizada para que seu “tanquinho” apareça!

Para queimar gordura não há muito segredo, é preciso mesmo ter uma rotina de treinos aeróbicos mais intensos e uma dieta pobre em carboidratos. O que é realmente o “segredo” para manter seus músculos nesta etapa do treino é sempre observar estes dois pontos:

  • Não faça APENAS exercícios aeróbicos: mesmo que seu objetivo no momento seja queimar gordura é importante que continue estimulando o desenvolvimento muscular trabalhando com pesos, desta forma não corre o risco de seus músculos trem uma redução de volume.
  • Mantenha a dieta RICA em proteínas: para que queime gordura localizada sem ter perda muscular é fundamental que mantenha sua dieta rica em proteínas.

Entre os suplementos alimentares geralmente utilizados para emagrecer alguns podem ser especialmente úteis para a definição muscular, como por exemplo os suplementos termogênicos. Este tipo de suplemento alimentar ajudará seu organismo a queimar mais gordura localizada durante os treinos, com isto conquistará a definição muscular com maior facilidade.