escalada-capa

Quando crianças, muitos de nós brincávamos de escalada. No entanto, fazer escalada não é uma atividade só para as crianças, e ter a escalada como um hobby pode ser ótimo para você e para seu corpo.

Aqui estão algumas das principais razões por que a escalada pode ser a sua próxima grande paixão, e por que tantas pessoas já adotaram essa atividade como parte de suas vidas.

Ao ar livre: Uma grande vantagem de fazer escalada ao ar livre é que muitas vezes você vai conhecer alguns lugares muito bonitos. Você pode ir parar em um vale local, em um parque nacional, ou até mesmo em algum lugar do outro lado do mundo. Há grande escalada em todos os lugares.

Como uma atividade ao ar livre, a escalada também se encaixa bem com diversos outros hobbies, como camping e canoagem. Você pode perfeitamente passar um dia remando em um rio até um local de escalada, curtir uma escalada desafiadora e, em seguida remar de volta para seu acampamento, ao final de um dia bastante divertido.


Ambiente fechado: Apesar da escalada normalmente ser uma atividade ao ar livre, você também pode realizá-la em ambientes cobertos e fechados. Hoje em dia, muitas academias e centros esportivos públicos têm paredes artificiais de escalada. Isso é ótimo para aqueles que não têm tempo para chegar a pontos naturais de subida, ou que vivem no meio de uma cidade grande. Também é útil para quando você quer escalar, mas o tempo está ruim.

Graduação: As rotas de escalada são classificadas em diversas graduações. Isto indica o nível de dificuldade teórico da subida. No início de suas experiências na escalada, você vai ser capaz apenas de enfrentar as rotas de classificação mais baixa. No entanto, com o tempo, você vai melhorar e ser capaz de lidar com as rotas mais difíceis. Este sistema de classificação é uma ótima forma de medir seu progresso, ajudando a comparar sua evolução com a de seus amigos também.

escalada-miolo

Escalada não competitiva: Normalmente, a escalada é uma atividade atlética não competitiva. A única pessoa contra quem você normalmente compete é si mesmo: você testa seus limites e tenta ver se consegue ir um pouco mais além, insiste e tenta conquistar aquela rota mais difícil. Isso torna a escalada uma atividade menos estressante mentalmente, embora ela seja uma das mais exigentes fisicamente, dentre todos os esportes. Geralmente você só precisa mesmo é se preocupar com você e a parede que está escalando. Isso torna a escalada uma atividade terapêutica, ajudando as pessoas a ficarem focadas e a parar de pensar no estresse da sua vida diária.

Escalada esportiva: Embora a maior parte das atividades de escalada seja de natureza não competitiva, há opções competitivas para aqueles que estão interessados. As competições são geralmente realizadas em locais fechados, em paredes de escalada artificiais. Os atletas competem em rounds, e são avaliados por sua velocidade, altura atingida e vários outros indicadores.

Fitness: Além da diversão pura e simples que a escalada oferece, ela também melhora o condicionamento físico, sem dúvida nenhuma. A escalada em si é uma atividade extenuante, e pode ser muito desafiadora, quer você seja um novato ou um alpinista experiente. Ao escalar, você vai precisar usar todos os músculos do seu corpo: das pontas dos dedos dos pés às pontas dos dedos das mãos e todo o resto incluído! Suas pernas, glúteos, core, peito, ombros, costas, braços… tudo será posto à prova.

Depois de um certo ponto, você provavelmente vai precisar mesmo de um programa de treinamento para continuar evoluindo na escalada. É preciso possuir bastante resistência e fôlego, bem como bastante força em geral, para melhorar cada vez mais seu desempenho.

Estas são apenas algumas das razões por que tantas pessoas hoje gostam de escalar, seja em rocha ou parede articial. A escalada é uma ótima atividade para você incluir como parte de seu estilo de vida.

Nós recomendamos muito a escalada: é um esporte muito divertido, desafiador, bom para a mente e ótimo para o corpo. O que você tem a perder? Vá em frente e dê uma chance à escalada!