No artigo em que apresento um vídeo com dicas básicas para quem pretende começar a fazer exercícios em casa foi citado um equipamento chamado Sandbag, por ser um equipamento tão versátil e que apresenta excelentes resultados vale um artigo exclusivo sobre como fazer exercícios em casa com Sandbag.
Mas antes de falar diretamente sobre os exercícios com a Sandbag é interessante que saiba um pouco mais como este equipamento começou a ser utilizado.

O Sandbag como conhecemos hoje teve sua origem nas atividades e treinamentos do exército americano, especificamente com os sacos de areia que são utilizados para diversas finalidades como fazer pequenas muretas de contenção, demarcar áreas impedindo a passagem de veículos, etc. O que se notou com o tempo é que os soldados que mais manuseavam estes sacos de areia passaram a ter um melhor porte atlético.

Ao perceber isto a indústria do fitness não perdeu tempo e aproveitou este conhecimento para desenvolver um equipamento com as mesmas características, porém adicionando 2 elementos importantes para seu uso como equipamento de treino, que são:

  • Alças para facilitar seu manuseio
  • A possibilidade de fazer alterações em seu peso com facilidade (com uso de pequenos sacos de areia em seu interior)

Confira a seguir uma rotina completa de treino em casa com o uso do Sandbag, poderá notar o quanto este é um equipamento útil e também o quanto é fácil de usar.


Vídeo com Exercícios em Casa com Sandbag!

Há duas coisas importantes a ressaltar sobre os treinos com Sandbag para que não sofra nenhum tipo de lesão durante seus treinos, é importante que tenha atenção a estes pontos porque não estará tendo orientação de um profissional em sua casa, sendo assim você mesma deverá observar se seus exercícios estão sendo feitos da forma correta.

Aquecimento: sempre que for se exercitar deverá antes fazer um bom aquecimento, esta é a melhor forma de evitar se lesionar durante os exercícios. Para fazer o aquecimento alguns alongamentos e exercícios aeróbicos serão suficientes, de um modo geral deverá os fazer por no mínimo 15 minutos, mas em dias com temperaturas mais frias talvez seja preciso um pouco mais.

Coluna ereta: isto é REALMENTE muito importante, note no vídeo que os exercícios são feitos sempre com a coluna o mais ereta possível, se necessário reduza o peso de sua Sabdbag mas faça os exercícios com a postura correta. Lembre-se de que uma lesão na coluna pode ser grave, portanto coloque sua saúde em primeiro lugar.