Já está em andamento acelerado pesquisas de opções saudáveis para podermos ter nosso sorvetinho mais saudável e com menos calorias. Algumas receitas são bem fáceis e só precisamos de algum tempinho na cozinha. Sorvetes a base de soja e inhame estão sendo as mais novas opções, a soja tem benefícios que já conhecidos por muitos, principalmente os benefícios às mulheres.
O inhame é um poderoso depurativo, que ajuda a limpar o sangue, ele ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM, reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas, assim ajudando a combater a celulite e gordurinhas extras.
Então vamos unir o útil ao agradável? Com a receita de sorvete de inhame, podemos ter uma sobremesa muito gostosa e ainda nos mantermos sempre bem.

Reportagem completa

Receitas

O modo de preparo é o mesmo da versão padrão.

SORVETE DE INHAME
Ingredientes

– 400g de inhame;
– 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural;
– 200 ml de leite condensado;
– 300 ml de creme de leite;
– duas colheres de sobremesa de emulsificante.

Modo de preparo

Primeiro, descasque e cozinhe o inhame. Depois, bata no liquidificador o inhame cozido e cortado em pedaços médios, com o kefir ou o iogurte natural e o leite condensado.

Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador.

Mas, se você quiser o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Ponha em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe de um dia para o outro, por, no mínimo, quatro horas.

Antes de servir, deixe um tempo fora do congelador. Pode acompanhar com frutas da época ou castanha.

Importante: quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como a batata-doce e a macaxeira ou aipim.

LEITE CONDENSADO DIET

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

– 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
– ½ xícara de chá de água fervente;
– ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
– 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.

SORVETE DE INHAME SEM LEITE DE VACA

Agora, aprenda a receita do sorvete de inhame sem leite vaca que é substituído por leite de soja:

– 400g gramas de inhame;
– 400 ml mililitros de kefir fermentado em leite de soja;
– 200 ml mililitros de leite condensado de soja;
– 1 colher de sobremesa de emulsificante.

Assista o vídeo do modo de fazer

SORVETE DE ABÓBORA E ABACATE

Ingredientes
– 200g de abóbora
– 200g de abacate
– 400ml de leite
– 200ml de leite condensado
– 200ml de creme de leite
– 1 colher de sobremesa de emulsificante

Modo de preparo

Primeiro, cozinhe a abóbora. Em seguida, bata no liquidificador a abóbora cozida, o abacate com o leite e o leite condensado. Se você quiser fazer picolé, basta levar ao congelador.
saiba mais

Mas se preferir o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante. Junte as duas partes. Ponha em um recipiente de plástico e leve ao congelador. Deixe de um dia para o outro, no mínimo, por quatro horas. Antes de servir deixe um tempo fora do congelador.

No sorvete de abóbora com abacate o leite condensado também pode ser substituído pelo leite condensado light, e o kefir pode ser feito com leite de soja.

Um detalhe: nessa receita do sorvete de abobora e abacate, foi reduzida a quantidade de emulsificante. Esse produto normalmente é usado para fazer o sorvete, porque dá aquela textura de creme. A metade vai ser colocada e substituída por gel de linhaça.

Os ingredientes para preparar o gel são duas colheres de grãos de linhaça e um copo de água filtrada 250 ml.

Cozinhe os grãos de linhaça por aproximadamente 15 minutos. Vai se formar o gel, que deve ser separado com ajuda de uma concha ou de uma peneira. Em vez de duas colheres de emulsificante, que é um produto industrializado, você vai usar apenas uma colher e completar com o gel de linhaça.

Pronto: aí está uma forma saudável e refrescante de encarar o calor.

Veja como se faz