stand-up-paddle

O Stand Up Padde, também conhecido como SUP se tornou uma verdadeira febre neste verão, é comum ver pessoas em pé remando sobre grandes pranchas de surf em praias, lagos, rios, etc. É um esporte que ficou muito popular por diversos motivos, um deles é o fato de que pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa, mesmo que não tenha nenhuma habilidade ou experiência anterior com surf!

As pranchas de Stand Up Paddle são consideravelmente maiores do que as pranchas de surf, isto ajuda bastante a manter o equilíbrio sobre a prancha mesmo com ela parada. Praticantes iniciantes geralmente fazem pequenos percursos em águas relativamente rasas, assim evitando correr qualquer tipo de risco, já praticantes experientes chegam a fazer travessias de diversos quilômetros e participam de competições.

Assim como se deve fazer para praticar qualquer esporte é importante fazer um aquecimento antes de começar, afinal remar e se equilibrar sobre a prancha é uma atividade física que requer bastante esforço, não é preciso fazer exercícios intensos, mas algo simples e divertido já será suficiente.

SUP Ajuda a Entrar em Forma!

Além de ser muito divertido o Stand Up Paddle é uma prática que exige bastante da musculatura de todo o corpo e não apenas dos braços pois além de remar também é preciso se manter em pé sobre a prancha, com a ondulação da água isto exige bastante das pernas e também da região abdominal e costas, quanto mais agitada estiver a água maior será o esforço, isso sem contar que até mesmo o vento faz com que se tenha que remar mais forte.


Para se ter uma noção de como se faz esforço em cerca de 1 hora de prática em águas tranquilas gasta-se em média 500 calorias, isto mesmo são 500 calorias perdidas se divertindo! Veja a seguir este vídeo com algumas noções básicas do Stand Up Paddle!

Agora que já tem uma noção de como se aprende o Stand Up Paddle (embora seja possível aprender diretamente no mar), assista este outro vídeo e terá uma noção mais exata da sensação de praticar SUP e estar próximo à natureza enquanto se exercita!

Preciso Comprar a Prancha para Começar a Fazer Stand Up Paddle?

Não há necessidade, existem escolas que alugam as pranchas para alunos e também para quem já possui prática, basta ir até o local e alugar por tempo sua prancha. Com o tempo caso decida comprar sua prancha ainda poderá contar com estas escolas para guardar sua prancha pois a maioria também possui este serviço. Ao alugar o espaço eles irão guardar sua prancha em segurança e a levarão até o local das aulas para você.

Outra alternativa para quem não tem muito espaço mas deseja comprar sua prancha é comprar uma prancha de Stand Up Paddle inflável, são um pouco mais caras do que as pranchas convencionais, porém não há com o que se preocupar com relação a sua qualidade, são de excelente qualidade e fácil manuseio.

Agora que já sabe que começar a praticar Stand Up Paddle é muito simples e divertido basta encontrar um local próximo a você que tenha aulas, o que certamente será fácil pois onde existe água é possível praticar Stand Up Paddle!