Uma das refeições mais importantes do die é o café da manhã, isto não apenas para quem está buscando uma alimentação mais saudável e nutritiva, mas também para quem possui objetivos específicos como emagrecer ou ganhar massa muscular. Muitas vezes estes 2 temas são tratados praticamente como fatores antagônicos, o que possui seu fundo de verdade, porém existem alguns alimentos que são úteis para ambos os tipos de dietas.

Alimentos ricos em proteínas (principalmente no café da manhã) são excelentes para quem deseja emagrecer, as proteínas são também fundamentais para quem deseja ganhar massa muscular, mas isto já é bastante conhecido. O que nem todos sabem é que as proteínas ajudam a acelerar o metabolismo e também a te dar mais força muscular e consequentemente maior facilidade para fazer exercícios.

O café da manhã geralmente é uma refeição que por hábito não costumamos ingerir proteínas, o que na verdade é um erro porque este é um momento muito importante para sua dieta, é neste momento que seu metabolismo estará se “regulando” para o dia todo. Outro fator importante é que as proteínas demoram um pouco mais para digerir, assim facilitando para que se mantenha na dieta sem ter que ficar passando fome. Veja a seguir o vídeo com a dica de um Especialista em emagrecimento para o café da manhã.

Como é o Café da Manhã de um Especialista em Emagrecimento?

É importante notar que apesar de ser um café da manhã bastante simples é nutricionalmente muito interessante porque possui uma excelente quantidade (e qualidade) de proteínas, carboidratos complexos e fibras. Outro ponto a ser observado é que não há nenhum tipo de exagero no uso de temperos, assim tornando tudo ainda mais simples de ser feito.


Talvez esteja se perguntando se ovos no café da manhã não prejudica sua saúde, bem já posso te adiantar que não, isso já foi comprovado de que o ovo em si não prejudica a saúde, muito pelo contrário é benéfico. O que pode prejudicar sua saúde é o abuso no óleo para fritar o ovo (recomendo que nem uso óleo). Para saber mais sobre isso leia o artigo em que falo sobre ovos na dieta.

É evidente que não deverá comer ovos todos os dias no café da manhã, porém já tem uma receita a mais para complementar sua dieta sempre com refeições ricas em proteínas, que são a base de qualquer dieta, seja para ganhar massa muscular ou para emagrecer terá que ter uma alimentação rica em proteínas.