barriga

O hábito de tomar suplemento alimentar é muito comum nas academias, pois todos querem obter o corpo ideal de forma mais rápida e é isso que prometem os suplementos alimentares.

Atualmente esses suplementos alimentares são vendidos sem a necessidade de prescrição médica e por isso a pessoa ao se “auto-indicar” uma dosagem, pode fazer mau uso dele e acabar não atingindo seu objetivo.

Muitos reclamam que, ao começar a tomar os suplementos alimentares “criaram barriga”, mas esse é um indicativo que houve mau uso da suplementação alimentar, já que nenhuma delas tem esse objetivo de fazer usuário aumentar a gordura da região abdominal.

Para entendermos melhor vamos entender quais os tipos de suplemento alimentar que existem e quais as suas funções acompanhando a lista abaixo:


Aminoácidos

Sua matéria-prima é proteína e, por isso, tem um papel importante na manutenção da massa magra deve ser usado por quem necessita de uma reposição rápida de proteínas e deve ser evitado por pessoas com problemas intestinais, hepáticos e renais.

Glutamina

Tipo de aminoácido existente na musculatura que deve ser usado no pós-treino para auxiliar na diminuição do estresse muscular e prepara-lo para o próximo treinamento.

Termogênicos

Esses produtos são vendidos para acelerar o metabolismo e fazer perder gordura mais rápido, são bastante procurados pelas mulheres.

BCAA

É uma mistura dos principais aminoácidos que musculatura precisa durante a atividade física, para se desenvolver e é indicado somente para quem treina pesado.

Óxido nítrico

Acelera o ganho muscular, pois ele aumenta a velocidade de contração das fibras musculares durante o treino e te deixa com mais força.

Creatina

Ela confere mais força e energia, assim melhorando o rendimento durante os treinos. Mas vale dizer que a creatina cria um acumulo de água dentro das células e, por isso, dá a impressão de ter músculo de verdade, mas a pessoa somente está inchada.

Hiperprotéicos ou hipercalóricos

Um dos mais conhecidos é o WheyProtein. Os hiperprotéicos são derivados de proteínas do leite, da soja ou do ovo, eles tem a função de reparar a musculatura e auxiliam o seu desenvolvimento e pode ser usado por praticantes de atividade física de diversos níveis.

barriga1 (1)

Por que estou engordando com meus suplementos?

O suplemento alimentar pode sim ser o motivo pelo qual você está ganhando barriga, pois você pode está tomando uma dosagem maior do que precisa para o seu corpo e/ou fazendo exercícios de baixa intensidade, assim ficando mais energia acumulada no seu corpo que será reservada em forma de gordura abdominal.


O mal uso de hiperprotéicos ou hipercalóricos são os principais causadores desse acumulo de gordura, então se você quer se livrar da barriga, deve começar a fazer exercícios que exijam mais energia ou parar de tomar o suplemento alimentar.

Outro erro bastante comum ao se utilizar a suplementação alimentar é fazer com que ela substitua uma refeição, isso pode fazer com que o sistema imunológico fique fraco, já que não tem todos os nutrientes necessários disponíveis no seu corpo, ficando assim mais suscetível a doenças.