A quantidade de pessoas que recorre a suplementos alimentares para emagrecer é grande, o problema é que ainda existe muita desinformação sobre o assunto, a iniciar pelo fato de que boa parte das pessoas que usam estes suplementos nem sabem que existem diferentes tipos de suplementos emagrecedores. Não saber isto é um problema porque talvez esteja consumindo um suplemento que não seja o mais indicado para você.

Entre os suplementos alimentares emagrecedores podemos distinguir a grosso modo 2 grandes categorias, que são dos suplementos queimadores (termogênicos) e dos suplementos bloqueadores (evitam absorção de gorduras e/ou carboidratos). Ou seja um grupo acelera a queima de gordura, já o outro grupo faz com que seu corpo não absorva tanta gordura (ou carboidratos) de sua alimentação.

Qual dos dois tipos é mais indicado para você vai depender de quais são suas reais necessidades durante a dieta, digamos que para quem tem dificuldade em queimar calorias os termogênicos podem ajudar, já quem tem dificuldade em seguir à risca o cardápio da dieta os bloqueadores podem amenizar o problema com certa facilidade. Veja a seguir o vídeo com a Nutricionista Esportiva Giovana Guido passando algumas dicas excelentes sobre suplementos emagrecedores.

Vídeo com as Dicas da Nutricionista Giovana Guido!

Algo que é muito importante e deve ser ressaltado é que como disse a Nutricionista Giovana Guido os suplementos termogênicos podem sim apresentar diversos efeitos colaterais bastante desagradáveis. De um modo gera uma pessoa saudável não corre risco para a saúde se utilizar o suplemento segundo as orientações do fabricante, porém os sintomas desagradáveis podem sim aparecer.

Outro ponto importante é notar que muitos suplementos possuem elementos facilmente encontrados no dia a dia como a Cafeína, sendo assim se estiver tomando um termogênico com cafeína (a maioria) deve ter cuidado com o consumo de café, alguns chás, etc. porque também possuem cafeína, isto pode acabar desencadeando sintomas desagradáveis.

Já os bloqueadores não costumam causar sintomas deste tipo, porém trazem um risco oculto de simplesmente eliminar completamente sua fome, o que é muito perigoso para sua saúde. Ao usar bloqueadores esteja sempre atenta a sua dieta e faça todas as refeições exatamente como estiverem no cardápio da dieta. Seguindo estas dicas e mantendo sua dieta certamente terá bons resultados, mas lembre-se sempre de que suplementos alimentares ajudam, porém não fazem milagres, se deseja emagrecer mesmo com suplementos a dieta e os exercícios ainda são a melhor opção.