Viver no estresse da dieta por muito tempo realmente pode atrapalhar e muito, e as vezes fazer uma pausa pode ajudar de verdade. Esta semana recebi um artigo muito bom, de um amigo e decidi que deveria compartilhar com todos. Espero que ele possa se tornar um grande amigo de todos nós.
Obrigado Rodrigo Polesso, seja sempre bem vindo em nosso espaço.

Sair da linha ajuda a emagrecer!

Olá!
Meu nome é Rodrigo Polesso, sou autor do site Emagrecer De Vez, um site diferente que mostra as verdades sobre emagrecimento, gratuitamente!
Hoje estou escrevendo este artigo especial para o Dieta e Beleza!

Bom, vamos lá! Então sair da linha e comer a vontade ajuda a emagrecer? Sim, ajuda.
O corpo, como já sabemos, é uma máquina incrívelmente adaptável! Graças a esta capacidade é que estamos vivos até hoje… O corpo se adapta rapidamente ao frio, ao calor, às mudanças na rotina, trabalho, horas de sono, etc, etc! Adaptabilidade é ótimo, exceto quando estamos tratando de emagrecimento, certo?! Se tem uma coisa com a qual o corpo não se adapta, é o emagrecimento! Por que? Simples, o corpo enxerga o emagrecimento e o corte calórico como ameaças contra si mesmo! Faz sentido?

Vamos extrapolar um pouco… Imagine que você seja dona de um armazém e comece a ver que os estoques deste armazém vêm diminuindo dia a dia… o que você faz? Primeira coisa que você faria seria racionar o uso dos estoques, ou seja, gastar menos, afinal os estoques estão diminuindo! Legal… além disso, assim que entrarem novos estoques você terá o cuidado de guarda-los bem e vigiá-los para gastar somente quando necessário. Concorda? Agora retire as analogias e entenda que é exatamente assim que o corpo funciona!

Quando você entra em uma dieta e corta sua ingestão calórica, você faz com que soe um alarme interno no corpo. O corpo irá se esforçar para se ajustar à este novo consumo calórico. Agora, isso NÃO é bom para nós que pretendemos perder peso. Quando o corpo se ajusta à dieta, ele gasta MELHOR a energia, isso significa que o corpo gastará MENOS energia para fazer as mesmas funções, ou seja, ele otimizará o consumo. Inteligente!


Nós NÃO queremos que isto aconteça, certo? É justamente neste ponto que entra o título deste artigo. Sair da linha faz com que o corpo perceba uma alteração na rotina alimentar, receba um choque, logo, abalando sua adaptação, o que é BOM neste caso!

Siga comigo… você vem seguindo uma dieta por vários dias ou semanas e você começa a perceber que está perdendo menos e menos peso ao longo dos dias… isso é natural. No começo, geralmente, você tem uma queima maior de gordura, mas ao passar dos dias e semanas, esta perda diminui até parar, onde chamamos de Efeito platô, que nada mais é que a parede que atingimos na perda de peso… é o ponto em que não perdemos mais peso, mesmo seguindo a dieta a risca.

Ao sairmos da linha por 1 dia na semana, fazemos com que o corpo saia deste ajuste de pouco gasto calórico. Este 1 dia da semana em que você pode sair da linha e comer de tudo, causa um choque no metabolismo, um choque positivo. O corpo irá acelerar o metabolismo para processar as mudanças na alimentação neste dia… ou seja, se você comeu mais do que deveria neste dia, ótimo, este é o objetivo. O corpo sairá da mentalidade “gastador econômico de calorias” que vinha seguindo e passará a seguir a mentalidade “estou com estoques suficientes de calorias e posso voltar a queimar gordura com força total”. Entendido??

No dia seguinte, você volta à sua dieta normalmente e tirará então proveito desta nova mentalidade do corpo, ou seja, sua dieta passará a funcionar melhor, queimando mais gordura.
Um outro ponto positivo do cheat-day (assim é como chamamos este dia fora da linha em inglês) é o efeito psicológico positivo! Este dia influencia positivamente no seu ânimo e na sua motivação.

Então, na prática a sugestão é: Siga sua dieta corretamente 6 dias por semana mas lembre-se de tirar 1 dia por semana para sair da linha e comer de tudo. Lembre-se, sem exageros, vamos manter o bom senso… Não saia comendo barras e barras de chocolate que isso só não é ruim para a dieta, mas também é ruim para sua saúde em geral… O que quero dizer com comer de tudo é que você, neste dia, não deve se apegar às quantidades! Dê um pouco de atenção para a gula e coma a vontade… coma doces se quiser… este dia é um dia livre!

O melhor de tudo é saber que este dia de alívio irá contar POSITIVAMENTE na sua perda de peso consistente!
Ótimo! Esta é a mensagem deste artigo! Quando conhecemos o funcionamento do corpo, identificamos as verdades por trás de tudo que é dito e esquecemos os mitos, crendices, etc!

Parabéns por buscar conhecimento de qualidade! Para ler muito mais artigos completos e em detalhes sobre as verdades sobre emagrecimento, tudo grátis, não deixe de dar um pulinho no EmagrecerDeVez.com 🙂

Um abraço e sucesso!!
Rodrigo