treino-fucional
A quantidade de pessoas que pratica exercícios atualmente é grande, porém a grande maioria das pessoas se exercita apenas nos aparelhos de musculação, este tipo de exercício é bom, mas com o passar do tempo é natural que músculos fortes fiquem cada vez mais fortes e músculos fracos cada vez mais fracos, o que justamente é um dos fatores que contribui para lesões durante os treinos.

Para contornar esta deficiência dos exercícios em aparelhos (que não utilizam os músculos estabilizadores) existe o treino funcional, é um tipo de treino em que são feitos apenas exercícios livres (com ou sem pesos), assim obrigando seu corpo a estabilizar o equilíbrio com o uso de músculos menos trabalhados, o que contribui muito para uma melhor performance em diversos esportes e uma menor incidência de lesões.

O treino funcional é sempre feito em circuito, justamente por isso é muito importante adequar os tipos de exercícios e também o ritmo para que consiga fazer todo o treino, é preferível treinar um pouco mais leve mas treinar fazendo os movimentos da forma correta e até o final. Existem diversos níveis de dificuldade nos exercícios de treino funcional, confira a seguir 2 vídeos, sendo um com movimentos mais simples e o segundo já com movimentos mais complexos.

Vídeo com Treinamento Funcional!

Melhores Exercícios para Treinamento Funcional (Avançado)

Além de fortalecer grupos musculares menos trabalhados na musculação o treino funcional quando realizado da forma correta e com um ritmo forte promove uma grande queima de calorias e também acelera o metabolismo. Isto acontece quando o treino possui intensidade suficiente para que atinja o que chamamos de zona anaeróbica láctica (acima de 170 batimentos cardíacos por minuto).


Uma dica importante é para que não tente já começar a treina atingindo e se mantendo na zona anaeróbica láctica, comece com treinos mais moderados e vá aumentando a intensidade gradualmente, esta é a forma mais segura de treinar, também vale lembrar que caso sinta tontura ou passar mau é importante que pare o treino imediatamente.

Se já frequenta uma academia peça para seu treinador montar um circuito de treino funcional, caso não frequente uma academia poderá contratar um personal trainer ou mesmo obter a ajuda de algum amigo que seja formado em educação física para montar seu circuito, isto é importante para que trabalhe todos os grupos musculares da forma correta.

Você mesma pode montar seu circuito de treino funcional?

Sim, embora isto não seja o mais indicado é algo possível de ser feito com certa facilidade, mas é preciso que observe alguns pontos importantes como:

  • Os exercícios devem ser feitos de forma a trabalhar todos os grupos musculares
  • Sempre que trabalhar um braço/perna o exercício deve ser feito para o outro lado também
  • Os exercícios devem ser feitos em forma de circuito (acabando um já se inicia o próximo)
  • Vá aumentando a dificuldade de forma gradual