treino-funcional-mma
Atualmente existem inúmeras modalidades de treinos possíveis de serem feitos para emagrecer e também fortalecer os músculos, entre estes um que está se destacando bastante é o chamado treinamento funcional. O treino funcional se caracteriza pela execução de determinados movimentos comuns a algum esporte, porém feitos geralmente com pesos, desta forma tornando o movimento em si mais eficiente no momento da competição.

Além de este tipo de treinamento ajudar a fortalecer os músculos ainda ajuda a queimar muitas calorias, afinal para queimar mais calorias basta acelerar um pouco a execução de cada um dos movimentos. Praticamente todos os movimentos que executamos no dia a dia podem ser feitos como um treino funcional, por exemplo: varrer a casa é um movimento, já se colocar um peso de 5 kg na vassoura e repetir o movimento de varrer em3 séries de 10 movimentos estará treinando todos os músculos responsáveis por este movimento.

Hoje em dia praticamente todos os atletas fazem treinos funcionais, porém entre as mais diversas modalidades as que mais utilizam estes tipos de treino são as modalidades de luta como o Muay Thai, Jiu Jitsu e MMA. O desempenho dos lutadores que fazem este tipo de treino quando comparado a lutadores que não fazem é realmente muito superior, não apenas em força mas também em resistência.

Treino Funcional MMA com Treinador Francisco Veras

Treino Funcional (Circuito) para Muay Thai e MMA

Treino Funcional em Casa, Como Fazer?

Como viu nos vídeos o treino funcional para as lutas utiliza diversos aparelhos como bolas, elásticos, pesos, etc, certamente a maior parte das pessoas não possui estes equipamentos em casa e nem mesmo tem espaço para isso, se este é seu caso não há com o que se preocupar. Com apenas uma corda e halteres pequenos é possível fazer um bom treino funcional.


Inicie pulando corda para aquecer, algo entre 10 a 15 minutos é o suficiente, mas se deseja emagrecer poderá aumentar este tempo de corda pois este é um exercício aeróbico, portanto ajuda bastante a queimar calorias. Já com o aquecimento feito é hora de começar o treino em si, para isso precisará ter conhecimentos de algum esporte, o que deve ser feito é executar movimentos frequentes deste esporte utilizando os halteres.

Ao invés de fazer os movimentos em séries e repetições como é frequente na musculação no treino funcional geralmente os movimentos são divididos por tempo de execução, para ir evoluindo no treino poderá não apenas aumentar o peso mas também terá a opção de aumentar o tempo de execução de cada movimento ou ainda reduzir o tempo de descanso entre um movimento e outro. Lembre-se sempre de trabalhar todos os grupos musculares do corpo por igual, assim estará evitando assimetrias em suas medidas e também possíveis lesões na coluna.